16/07/2019 às 13h10min - Atualizada em 16/07/2019 às 13h10min

Orlando Drummond: 'Não tenho do que me queixar', diz, prestes a completar 100 anos

Intérprete de Seu Peru na primeira versão da 'Escolinha do Professor Raimundo' faz fisioterapia três vezes por semana e liga a TV apenas para ver filmes

oglobo.globo.com - Adalberto Neto
O ator Orlando Drummond completa 100 anos no dia 18 de outubro: 'Não tenho do que me queixar' Foto: Ana Branco / Agência O Globo
A escada logo na entrada da casa de Orlando Drummond , em Vila Isabel, na Zona Norte do Rio, com seus 20 e poucos degraus, é um empecilho para o ator, que está com 99 anos. Apesar de muito bem fisicamente, diz que "as pernas cansam muito rápido". Ele, no entanto, não se cansa da vida. O eterno Seu Peru que encantou o Brasil durante 11 anos na primeira formação da "Escolinha do Professor Raimundo" — com  Chico Anysio no comando — completará 100 anos no dia 18 de outubro cheio de boas histórias no currículo e na biografia autorizada  "Orlando Drummond — Versão brasileira", escrita por Vitor Orlando Gagliardo, e que será lançada pela editora Gryphus na semana do aniversário do humorista.
 
Com um sorrisão no rosto, ele recebeu O GLOBO em sua casa. Gaiato, depois dos cumprimentos iniciais, já soltou um:
 
Tô porraqui com você — disse, imitando o famoso bordão de Seu Peru.
 
Sobre o centenário próximo, afirma que não imaginava que viveria tanto tempo:
 
De forma alguma. Mas é muito bom. Gosto das lembranças da minha vida, das viagens que fiz pra São Lourenço (em Minas Gerais). Também me dá prazer ver meus netos seguindo o mesmo caminho que eu (Felipe, Alexandre e Eduardo Drummond são dubladores). Estou casado há 68 anos. Inclusive, estou esperando minha mulher chegar. Ela foi ao banco resolver umas coisas, eu não posso mais sair, fico mais em casa mesmo. A fisioterapeuta vem aqui três vezes por semana e me coloca para fazer uns exercícios, para eu manter o corpo em dia. Não tenho do que me queixar. Não fiquei rico, mas tenho alguns bens, minha casa própria — diz o ator.
 
Orlando Drummond não reclama da vida. Mesmo com as limitações da idade, está sempre de bom humor. Liga a TV apenas para ver filmes, não sabe quem são os ícones do humor atual, mas é só elogios para Marcos Caruso, que interpreta o Seu Peru na atual formação da "Escolinha".
 
Ele está ótimo. Caracterizado ficou até bastante parecido comigo. O Caruso é um ator maravilhoso, não tinha como ficar ruim. Ele dou o maior (r)apoio para ele — diz Drummond, que, em maio, gravou uma participação especial no programa e foi aplaudido pelos atores no final da gravação.
 

Orlando Drummond grava participação na segunda versão da

Orlando Drummond grava participação na segunda versão da


Orlando Drummond grava participação na segunda versão da "Escolinha do professor Raimundo" e é homenageado pelos atores Foto: Divulgação/Estevam Avellar
 
Sobre o Seu Peru, ele conta que bastou ler a sinopse com dados do personagem que, em poucos minutos, já sabia como seria. Até o lencinho amarrado na cabeça foi ideia do humorista.
 
Como era um homossexual bastante afeminado, colocamos roupas justas. É um personagem que, até hoje, todo mundo me pede para fazer — diz Drummond.
 
E se não pedir, ele faz da mesma forma. Durante vários momentos da entrevista, Orlando Drummond mandou alguns bordões, como "Te dou o maior (r)apoio" e "Peru com mel de Vila Isabel". Mas a grande surpresa ficou por conta do biógrafo, que relata no livro coisas que nem a própria família do humorista sabia.
 
No fim da década de 1920, o box e o remo eram os esportes mais populares no Rio. Nessa época, o Orlando costumava brincar de luta com os irmãos. Vendo que o neto tinha um soco muito forte, o avô o matriculou numa academia de boxe, onde era chamado de Mole-Mole. Inscrito num campeonato para jornaleiros, ele ganhou um confronto e perdeu outro — conta Gagliardo.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »