15/07/2019 às 13h24min - Atualizada em 15/07/2019 às 13h24min

Quatro presos em perseguição na Zona Sul de Niterói

Bandidos, que praticavam assaltos na região, entraram em confronto com a polícia

Matheus Falcão
Ofluminense

Uma perseguição em alta velocidade assustou moradores e motoristas da Zona Sul de Niterói na noite deste sábado (13). De acordo com a polícia, quatro bandidos armados em um veículo estavam praticando assaltos na região, quando por volta das 22h30 deste sábado (13/7), policiais militares do 12ºBPM (Niterói), foram alertados pelo rádio da corporação sobre as características de um veículo roubado trafegando pelo bairro Icaraí, em Niterói.

Buscas foram realizadas na região e o veículo foi visto na Avenida Almirante Ary Parreiras. O condutor não obedeceu a ordem de parada e, na tentativa de fuga, o automóvel colidiu em outros carros na via antes de ser interceptado. Dois criminosos foram detidos no local e outros dois tentaram fugir a pé, mas foram capturados com o apoio de agentes do Programa Niterói Mais Seguro.

 

Os Portais de Segurança, sistema de Cercamento Eletrônico por câmeras instalado pela Prefeitura de Niterói, auxiliaram na prisão dos quatro criminosos e à recuperação do carro roubado. O veículo Honda HRV preto, placa KYP-8231, constava como roubado desde 7 de julho e foi identificado pelo sistema por volta das 22h, quando trafegava no bairro de São Francisco em direção ao túnel Charitas-Cafubá. Do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), o veículo passou a ser monitorado pelas câmeras, e a polícia foi acionada.

Agentes do programa Niterói Presente e policiais do 12º BPM, ao receberem a informação do Cisp pelo rádio, se mobilizaram e realizaram o cerco, que terminou com a interceptação do veículo. 

Os homens, identificados como Laio Reis da Silva Motta, Rafael Lopes Maciel, Jonathan Kevin da Silva Santos e Lucas Dener Moreira Pinto, foram levados para a 76ª DP (Centro), onde foram autuados pelo crime de receptação. Como os quatro têm antecedentes criminais, eles permaneceram presos.

 

Portais de Segurança – Em maio deste ano a Prefeitura de Niterói começou a operar os Portais de Segurança, sistema de Cercamento Eletrônico, que usa inteligência artificial e 70 câmeras para identificar carros roubados, furtados ou clonados em frações de segundo. Os equipamentos, instalados nas entradas, saídas e principais vias da cidade, emitem alertas para que o veículo seja rastreado e interceptado pela polícia. A tecnologia conta ainda com monitoramento completo das mais de 400 câmeras do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), que já transmitem imagens do município 24 horas por dia.

As 70 novas câmeras são acompanhadas por agentes que atuam no Cisp e foram disponibilizadas pelo Município para auxiliar as forças de segurança no combate à criminalidade. Cada vez que um veículo em situação irregular é identificado pelas câmeras inteligentes do Portal de Segurança, um alerta soa no Centro. Após a identificação, o veículo passa a ser rastreado pelas outras câmeras para facilitar a abordagem. A unidade policial mais próxima é imediatamente acionada para que seja feito o cerco e a interceptação do veículo.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »