27/06/2019 às 14h31min - Atualizada em 27/06/2019 às 14h31min

Encontro em Curitiba trata de mobilidade elétrica

Foi uma reunião do Grupo de Trabalho que trata do tema. As ações são vinculadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU).

Aen

O Grupo de Trabalho sobre Mobilidade Elétrica no Paraná realizou nesta quarta-feira (26), no Palácio das Araucárias, em Curitiba, o Workshop sobre Mobilidade Sustentável/Eletromobilidade. As ações são vinculadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU).

Integram o grupo de trabalho o Paranacidade, Sanepar, Copel e a Agência de Cooperação Alemã Giz/Promobe-Sistemas de Propulsão Eficiente. Na abertura do workshop foram apresentados os objetivos propostos pelo Grupo de Trabalho, em especial o de apoio ao estabelecimento de uma política pública de âmbito Estadual no Paraná. Entre as ações propostas estão a realização de pesquisas, construção de capacidades para projetos e financiamentos, projetos-pilotos, parcerias e financiamentos.

Foi proposta, também, a análise de cenários em três passos, que prevê o levantamento dos cenários possíveis e reflexões sobre o que pode acontecer nos próximos anos, inclusive com potenciais alterações na consecução do objetivo proposto. Isso significa fazer previsões nos campos tecnológicos, político e econômico, classificá-las como positivas, neutras ou negativas; avaliá-las por relevância e probabilidade; elaborar novas reflexões, conclusões e sugerir correções.

PRÓXIMOS PASSOS - No período final, foram estabelecidos os próximos passos, como o envio da documentação da reunião aos participantes para contribuições pós-oficina. A próxima reunião foi marcada para o dia 25 de julho. No próximo encontro serão discutidas a governança, a arquitetura de intervenção, com a participação de novos atores, já identificados nesse encontro, com planejamento dos instrumentos de ações disponíveis para o Grupo de Trabalho.

As ações são vinculadas aos ODS 07 (acesso à energia), 11 (cidades inclusivas e sustentáveis), 16 (acesso à Justiça para todos e instituições transparentes) e 17 (revitalização da parceria global).

Participaram do Workshop os representantes do Paranacidade, Alexandre Simas, Glauco Pereira Junior e o articulador dos ODS Geraldo Farias; pela Sanepar, Gustavo Possetti; Copel, Zeno Nadal; Comec, Lucas Pohl; Federação das Indústrias do Paraná, Carlos Koch, e pela Agência de Cooperação Alemã GIZ/PROMOBe-Sistemas de Propulsão Eficiente, Marcus Regis.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »