27/06/2019 às 14h19min - Atualizada em 27/06/2019 às 14h19min

Escola de Dança Teatro Guaíra ganha prêmios em Itajaí

EDTG recebeu 13 prêmios no 29º Festival de Dança Mery Rosa. No último fim de semana, alunos também participaram da Mostra Paranaense de Dança.

Aen

A Cia. Jovem da Escola de Dança Teatro Guaíra ganhou 13 prêmios no 29º Festival de Dança Mery Rosa, que aconteceu entre 19 e 23 de junho em Itajaí (SC). Foram dois prêmios especiais, seis primeiros, três segundos e dois terceiros lugares.

Havia cinco categorias para competição e gêneros como balé clássico de repertório, dança contemporânea, jazz e danças urbanas.

No último final de semana os alunos também participaram da Mostra Paranaense de Dança. A Cia. Jovem tem direção de Gylian Dib e supervisão artística de Patricia Otto.

Para o diretor-artístico do Centro Cultural Teatro Guaíra, Cleverson Cavalheiro, a participação em festivais e mostras de dança é um pilar do projeto educativo da EDTG. “Enquanto instituição pública, temos o compromisso de formar integralmente os alunos. A participação nesses eventos é uma troca entre bailarinos e espectadores - e aproximar a arte do cidadão é uma diretriz do Governo do Estado”, disse.

A diretora da EDTG, Patricia Otto, afirma que a escola é um local de formação e, por isso, participar de festivais e eventos de dança é importante no desenvolvimento de um bailarino de qualidade. “É uma prática pedagógica que faz com que o aluno tenha mais oportunidades, que geram amadurecimento técnico e artístico. É preciso resolver problemas práticos e o trabalho em grupo é importante, observamos o que podemos melhorar, qual objetivo já foi alcançado”.

Ela acrescenta isso é fundamental para divulgar o resultado do investimento do Governo do Estado e do Centro Cultural Teatro Guaíra. “Formamos profissionais em dança, mostramos que há caminho profissional na arte”, afirma.

NOVA YORK - A aluna da EDTG Ana Cecília Urcichi venceu o Prêmio Especial Melhor Bailarina no Festival de Dança Mery Rosa e ganhou uma bolsa de estudos para a Joffrey School em Nova York. Atualmente ela participa de um curso de verão na escola. "A Escola para mim é tudo. Ela me deixa sonhar e seguir meu caminho na dança. Desde pequena eu sonho em ser bailarina e agora oportunidades fundamentais apareceram para minha carreira. Isso só é possível com o o apoio da Escola, dos professores e do Estado do Paraná", disse.

FESTIVAL MERY ROSA - De grande importância no cenário nacional da dança, está em sua 29º edição. O corpo de jurados é formado por nomes como Cecília Kerche (ex-primeira bailarina do Theatro Municipal do Rio), Erica Novachi (SP) e Eduardo Menezes (SP).

MOSTRA PARANAENSE DE DANÇA - Em seus 12 anos de existência, a Mostra Paranaense de Dança se tornou um dos eventos mais expressivos do gênero no país com um crescimento contínuo a cada ano. Já ultrapassou fronteiras regionais e até nacionais, com inscrições de São Paulo e Santa Catarina e a participação de bailarinos internacionais. Em 2019, teve recorde de participantes, com 2.433 inscritos.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »