26/06/2019 às 15h00min - Atualizada em 26/06/2019 às 15h00min

Copel assume controle da Uirapuru Transmissora

Empresa opera linha de transmissão de 525 kV (quilovolts) entre Londrina e Ivaiporã. O circuito tem um papel importante na interligação dos sistemas elétricos do Sul e Sudeste do Brasil, percorrendo 120 quilômetros e 10 municípios paranaenses, passando por 270 torres.

Aen

A Copel conclui a aquisição da Uirapuru Transmissora de Energia, empresa que opera uma linha de transmissão de 525 kV (quilovolts) entre Londrina e Ivaiporã, na região Central do Paraná. Nesta terça-feira (24) foi assinada a transferência de 75% das ações que eram da Eletrobras para a Copel Geração e Transmissão.

Até sexta-feira (28), a estatal paranaense deve também firmar a transferência dos 25% restantes, que pertenciam à Fundação Eletrosul de Previdência e Assistência Social - Elos.

“A conclusão deste negócio mostra como a Copel está preparada para se fortalecer cada vez mais no mercado e é eficiente na busca das melhores oportunidades para ampliação de ativos”, destaca o presidente da companhia, Daniel Pimentel Slaviero.

A linha está em operação desde 2006 e começa a gerar receita para a Copel a partir do próximo mês. “Ela está localizada em uma região estratégica, onde já temos equipes trabalhando, o que nos permite reduzir custos com operação e manutenção da rede de transmissão”, destaca o diretor de Geração e Transmissão da Copel, Moacir Carlos Bertol.

Além disso, para garantir o melhor retorno dos investimentos, a Uirapuru será administrada pela mesma equipe que já está à frente de outras duas empresas pertencentes à Copel – a Marumbi Transmissora e a Costa Oeste Transmissora, ambas sediadas em Curitiba.

O circuito tem um papel de grande relevância na interligação dos sistemas elétricos do Sul e Sudeste do Brasil, percorrendo 120 quilômetros e 10 municípios paranaenses entre as subestações de Ivaiporã e Londrina, passando por 270 torres.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »