24/06/2019 às 14h56min - Atualizada em 24/06/2019 às 14h56min

15 dicas para organizar a cozinha

Reúna a família e mãos à obra! A personal organizer Rafaela Oliveira ensina um passo a passo simples para colocar os armários em ordem

revistacasaejardim.globo.com – Aline Melo com Julyana Oliveira
Cozinha rústica em Arraial D'Ajuda (Foto: Airbnb/ Reprodução)
Manter os armários da cozinha organizados pode ser uma tarefa mais difícil do que parece. Principalmente, quando a quantidade de potes parece se multiplicar vertiginosamente ou não há muito espaço de armazenamento disponível. Conversamos com a personal organizer Rafaela Oliveira que deu algumas dicas para restaurar a ordem do ambiente!
 
1. O primeiro passo é fazer uma triagem de tudo que precisará entrar na dança da organização e descartar louças lascadas, utensílios quebrados e produtos com prazo de validade vencido. “Não se esqueça de separar o que nunca usa para doação. Você pode dá-los a uma amiga ou a alguém que realmente precise”, explica Rafaela.
 
2. Pratos e copos usados com maior frequência devem estar em armários ao alcance das mãos. Se precisar ficar na ponta do pé para alcançá-los, já está errado!
 
3. Nas prateleiras ou armários mais altos, deixe algum eletro usado com menor frequência, louças para datas especiais ou travessas excedentes. “Isso vale principalmente para aquele armário em cima da geladeira, no qual pode ser necessário até um banquinho para alcançar”, reforça.
 
4. Procure deixar os itens mais pesados nos armários inferiores, evitando um esforço desnecessário para pegá-los e diminuindo o risco de derrubá-los. É o caso de liquidificador, batedeira e travessas maiores usadas com frequência.
 
5. Se possível, mantenha as panelas no armário mais próximo ao fogão. “É uma pequena mudança que já deixa mais prático o ato de cozinhar, principalmente, em ambientes estreitos”, afirma.
 
6. As panelas podem ser tranquilamente empilhadas da maior para a menor, mas vale colocar uma folha de papel entre as de teflon, de modo a protegê-las.
 

As louças devem ser separadas conforme o padrão: brancas com brancas e estampadas com estampadas. Organizadores para xícaras e pires são uma ótima ideia (Foto: Rafaela Oliveira/Divulgação)
 
7. Os potes também devem ser armazenados um dentro do outro, destampados para evitar mau cheiro. As tampas podem ser empilhadas embaixo ou organizadas em uma cestinha.
 
8. Invista em produtos organizadores que podem ser encaixados em gavetas e prateleiras, aproveitando espaço. É o caso de aramados para tampas, pires e xícaras.
 

Os potes devem ser armazenados abertos, para evitar mau cheiro. Um organizador para as tampas facilitará o trabalho de encontrá-las (Foto: Rafaela Oliveira/Divulgação)
 
9. Caixas transparentes dentro de uma prateleira ou gavetão servem para categorizar produtos, como garrafinhas, por exemplo. “Assim, você terá acesso mais fácil a tudo que está dentro da caixa apenas retirando-a. Este sistema também facilita a limpeza”, explica.
 
10. Você também pode usar itens que tem em casa para ajudar na organização. “Uma lata que ia ser descartada, pode ser pintada com tinta spray ou revestida com sobras de tecido, transformando-se em um porta-talher”, sugere Rafaela.
 
11. Copos de vidro podem ser armazenados empilhados, mas se houver espaço disponível, prefira fazer um degradê do maior para o menor. Separe as louças por seu padrão: brancas, estampadas e transparentes.
 
12. Para guardar as louças de festa, vale investir em uma capa de zíper que proteja do pó e também de eventuais atritos.
 
13. Na bancada, menos é sempre mais. Para não ter uma cozinha com aspecto desorganizado, deixe apenas os itens de uso constante e alguns elementos decorativos expostos.
 

Para um visual organizado, deixe na bancada apenas o necessário e poucos itens decorativos (Foto: Rafaela Oliveira/Divulgação)
 
14. Uma ideia prática é separar um cantinho para o café, seja uma bandeja ou carrinho. Isso ocupa pouco espaço e facilita o café da manhã ou receber uma visita, já que todos os utensílios estarão reunidos.
 
15. Manter a organização é um desafio à parte. Por isso, faça questão de envolver toda a família no processo. Assim, todo mundo sabe onde pertence cada utensílio e não há desculpas para não devolvê-lo em seu respectivo lugar.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »