24/06/2019 às 14h48min - Atualizada em 24/06/2019 às 14h48min

Conheça os benefícios do açaí e a melhor forma para consumi-lo

O açaí é uma fruta com alto poder antioxidante e anti-inflamatório. Porém, algumas características dos processos de industrialização podem trazer propriedades adversas ao consumo saudável

revistacasaejardim.globo.com - Bianca Alves
Conheça os benefícios do açaí (Foto: Getty Images/ Reprodução)
Mais brasileiro impossível, o açaí é um fruto do estado da Amazônia, que também pode ser encontrado em países vizinhos, como Venezuela, Colômbia e Equador. Porém, a mistura cremosa e geladinha que chega à mesa não é a forma original da fruta que, geralmente, passa por vários processos para a obtenção da polpa.
 
De acordo com Anelise Stahl, CEO da marca Meu Açaí Express, o tempo médio das empresas para realizar o ciclo de colheita e transformação em polpa é de 25 a 30 horas. Enquanto isso, companhia é fornecedora do produto natural e consegue reduzir esse tempo para de 6 a 12 horas. Essa característica ajuda a preservar as propriedades saudáveis da fruta. “O curto espaço de tempo entre a colheita e a despolpa, adicionado ao sistema de refrigeração avançado promove o congelamento rápido da polpa, o que diminui o tempo de exposição a temperaturas não ideais”, afirma.
 
Muito conhecido por fornecer energia ao corpo e ser uma ótima opção para lanche pré-treino, o açaí é recheado de nutrientes, tem ação antioxidante, rico em gorduras boas, como ômega-6 e 9 e outras vitaminas. “Ele ajuda a diminuir o colesterol e na perda peso. É rico em compostos fenólicos, o que confere ao açaí o poder de prevenir o câncer e doenças cardiovasculares, ajuda nos processos alérgicos, nas doenças neurodegenerativas e aumenta a longevidade”, lista a nutricionista Adriana Magalhães, da clínica Ana Carolina Sumam, no Rio de Janeiro.
 
Em sua forma pura, o açaí é considerado uma superfood, ou seja, um alimento muito nutritivo e que pode trazer múltiplos benefícios à saúde. Dessa forma, capacidade de combater radicais livres e prevenir doenças é o grande trunfo da fruta.

 

O açaí é nativo da Amazônia (Foto: ThinkStockPhotos)
 
Porém, muitos afirmam que o fruto deve ser evitado devido à quantidade elevada de calorias. A nutricionista explica que, na verdade, a polpa natural não possui alto valor energético. O que confere ao prato as calorias a mais são os aditivos. “O problema é quando ele passa pelo processo de industrialização, que muitas vezes é adoçado com xarope de guaraná, xarope de milho ou açúcar mesmo”, adverte Adriana, que aponta que os benefícios da fruta vão por água abaixo em decorrência desses ingredientes. Para ela, o ideal é sempre comprar a polpa natural e batê-la com uma fruta, como uma banana madura, ou um pouco de mel ou melado
 
Porém, nem sempre é fácil encontrar a polpa natural para fazer em casa, uma vez que muitas marcas apelam para o sabor bastante doce e para os conservantes. “Na hora de escolhermos os fornecedores dos nossos alimentos, priorizamos os produtores que ficam geograficamente mais perto [da fábrica], fortalecendo a economia local", afirma Anelise, que também explica que se a fruta não for tratada e congelada em até 48 horas depois da colheita, o poder antioxidante é perdido.
 
Além disso, nas casas que vendem o fruto em creme, é muito comum encontrarmos outros ingredientes para complementar, tais como leite condensado, leite em pó e chocolate. O exagero nos toppings, também pode inibir os benefícios da fruta. A regra é que você pode adicionar alguns ingredientes, contanto que eles sejam bem porcionados e saudáveis. Além da fruta para bater a polpa no liquidificador, são bem-vindas oleaginosas, raspas de coco e frutas vermelhas, por exemplo. “O açaí pode ser consumido como um lanche, um café da manhã e até mesmo na ceia. Ele seria muito bom como um pré ou pós-treino, por toda a sua ação antioxidante e anti-inflamatória” recomenda a nutricionista.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »