19/06/2019 às 18h57min - Atualizada em 19/06/2019 às 18h57min

Policial Civil fortalece o programa “Junho Paraná sem Drogas” na região

Elcio Junior

O policial civil Elcio Pinto Roque, (Elcio Júnior), lotado na 36ª. Delegacia de Policia de Wenceslau Braz/PR., há muito tempo vem se destacando pelo trabalho de palestras nas escolas visando à prevenção ao uso de drogas lícitas e ilícitas. O objetivo é conversar com as crianças e adolescentes e esclarecer sobre os males que as drogas podem causar, fazendo com que eles estejam preparados para dizer não quando alguém oferecer algum tipo de droga ou bebida alcóolica. Elcio Júnior já ministrou mais de 60 palestras em vários municípios da região e até no estado de São Paulo. O trabalho é feito de forma gratuita e voluntária e sempre em seus dias de folga. O policial afirma que essa é uma forma de contribuir a sociedade. “se cada um em sua área, com seu conhecimento fizer um pouquinho a mais, principalmente orientando crianças e adolescentes, no futuro teremos um mundo melhor, uma sociedade mais consciente” destacou o policial. Somente nesta semana foram ministradas palestras em Arapoti, Siqueira Campos e Wenceslau Braz. No Estado do Paraná, o mês de junho foi escolhido para fortalecer as ações de combate às drogas com a criação do programa Junho Paraná sem Drogas que foi instituído pela Lei Estadual 19.121, de setembro de 2017, em substituição a Semana Estadual de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas no Paraná (PREVIDA), que era realizada anualmente na última semana de junho. A proposta é promover durante todo o mês ações para esclarecer a população sobre os riscos do uso e abuso de álcool e outras drogas e incentivar a busca de orientação, esclarecimento e tratamento, disponível na rede pública de saúde.

RISCOS – Segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre 2012 e 2015 houve aumento no percentual de jovens que experimentam drogas. No período, o número de estudantes que já tinham experimentado bebidas alcoólicas subiu de 50,3%, em 2012, para 55,5% em 2015; já a taxa dos que usaram drogas ilícitas aumentou de 7,3% para 9%. A pesquisa foi feita entre estudantes de escolas públicas e particulares, concluintes do 9º ano e com idade entre 13 e 15 anos.

O Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid) também tem dados preocupantes. Um levantamento feito pelo Centro mostrou que 23% da população brasileira já fez uso de alguma droga ilícita. No caso do álcool, que também causa diversos males em caso de uso abusivo, 75% da população já experimentou e 12% desenvolveu dependência. Em relação à maconha, 44% dos brasileiros já usou a droga ao menos uma vez.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »