03/08/2017 às 11h38min - Atualizada em 03/08/2017 às 11h38min

Comissão da reforma política cancela reunião para votar regras eleitorais e financiamento de campanha

Redação - MB
Agência Câmara Notícias

A Comissão Especial da Reforma Política cancelou a reunião de hoje para continuar a discussão e votação do relatório parcial nº 3, do deputado Vicente Cândido (PT-SP). O terceiro relatório da comissão trata das regras eleitorais, do sistema eleitoral e do financiamento de campanhas. 

A reunião foi remarcada para a próxima quarta-feira (9), às 15 horas, em local a ser definido.

Relatório
Vicente Candido apresentou em julho uma nova versão do seu relatório, com previsão de R$ 3,5 bilhões para financiar as eleições de 2018 e cerca de R$ 2 bilhões para as eleições seguintes.

Na versão mais recente do parecer, Candido também antecipou para 2022 a adoção do sistema eleitoral misto. A primeira versão do relatório, apresentado em maio, previa esse sistema apenas a partir de 2026.

Pelo sistema misto, metade dos eleitos virá da lista fechada; e a outra metade, do sistema distrital, que é majoritário (vence o candidato que levar o maior número de votos no distrito).

Para as eleições de 2018 e 2020, a proposta define a lista pré-ordenada pelos partidos. Conforme o relator, a Justiça Eleitoral afirmou não ser possível dividir o País em distritos já para as eleições do ano que vem.

Nos dois relatórios anteriores, a comissão aprovou regras sobre mecanismos de democracia direta e a unificação para seis meses dos prazos de desincompatibilização para quem quer concorrer a cargos públicos.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »