18/06/2019 às 16h18min - Atualizada em 18/06/2019 às 16h18min

Evento de lançamento de cafés especiais foi sucesso em Tomazina

Agência Criativa David Batista
A prefeitura de Tomazina através do Departamento Agrícola e as mulheres do Café Matão, realizaram este mês o lançamento oficial de seus Cafés Especiais. O evento aconteceu no Salão de Festas do Santuário de Santo Inocêncio em Tomazina e contou com a participação do prefeito Flávio Zanrosso, vereadores, técnicos da EMATER. 
 
O projeto ‘Mulheres do Café’ de Tomazina foi criado em 2013 para incentivar o cultivo do café por mulheres. Durante o evento, várias produtoras do projeto realizaram a venda dos cafés, que desde então vem sendo premiados no concurso Café Qualidade Paraná. O Prêmio Café Qualidade Paraná é uma realização da Câmara Setorial do Café do Paraná, Seab, Iapar, Emater-PR, Associação dos Engenheiros Agrônomos de Londrina e Prefeitura de Pinhalão, com patrocínio da Sicredi, Faep/Senar, Bratac, Ocepar, Sebrae, Cooperativa Integrada, BRDE e, ainda, o apoio da Cocari, Cocamar, Copacol, Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic) e Sociedade Rural do Paraná (SRP). 
 
O café especial rende três vezes mais do que o comum e uma saca do grão verde do especial é vendida entre R$ 1,2 mil e R$ 1,5 mil reais. A exportação é um dos resultados do trabalho desenvolvido pelas produtoras. O mercado externo exige qualidade, sendo um desafio para as produtoras da agricultura familiar. Além do exterior, o mercado interno também tem demanda para o café especial produzido pelas mulheres de Tomazina. O produto já pode ser encontrado em cafeterias do Paraná, sul do país e de São Paulo.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »