06/06/2019 às 16h34min - Atualizada em 06/06/2019 às 16h34min

Conferência debateu três eixos sobre Segurança Alimentar e Nutricional

Agência Criativa David Batista
Uma parceria entre as Secretarias de Educação, Agricultura, Saúde e Assistência Social, do município de Siqueira Campos, resultou na realização da 2ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, que foi realizada nesta terça-feira, 4, no Clube Pindorama. A Conferência contou com a presença do prefeito Luiz Henrique Germano e diversos profissionais do segmento.

O tema foi, ‘comida de verdade no campo e na cidade’, ‘o que temos e o que queremos’, que foram e debatidos em de grupos de trabalho, baseados nos três eixos, ‘alimentação como princípio de existir’, ‘desafios e possibilidades na construção da política pública’ e a ‘geografia da fome e o desperdício de alimentos’.
 
O CONSEA surgiu na década de 90, quando a carestia que afetava o Brasil, sobretudo no Nordeste, o que gerou uma grande mobilização da sociedade civil que se consolidou na Ação pela Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida. Este movimento organizou comitês de bairros que coletavam alimentos e distribuíam entre os grupos sociais mais carentes. A mobilização da sociedade civil levou o governo a criar o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA) que ajudou na realização da Conferência Nacional da Alimentação e Nutrição em 1994. A partir dessa data os municípios brasileiros realizam anualmente as conferencias.

A Conferência encerrou o encontro com a escolha dos membros do CONSEA/PR -, O produtor rural Davi Abreu Rocha ficou com presidência e a vice com a produtora Ivone de Fátima da Silva Santos.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »