29/05/2019 às 12h23min - Atualizada em 29/05/2019 às 12h23min

Frente em Apoio ao Carvão Mineral vai apoiar medidas para modernizar e potencializar investimentos no setor

Da Redação – RL
Agência Câmara Notícias
Com a proposta de modernizar parques produção de energia com carvão mineral, com enfoque na proteção do meio ambiente e na potencialização dos investimentos, foi lançada na tarde desta terça-feira (28) a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Carvão Mineral. O grupo será presidido pelo deputado Daniel Freitas (PSL-SC). O colegiado tem como desafio a articulação e criação de políticas públicas para o setor, que envolve diretamente os três estados da região sul. 

“Sabemos do potencial do nosso subsolo e o quanto é urgente aproveitá-lo para o bem do Brasil”, afirmou o parlamentar. 

Segundo Freitas, a participação de carvão na matriz de energia primária mundial em 2018 alcançou 28%, representando 38% da energia elétrica gerada. “O Brasil, nos próximos 20 anos, precisa dobrar seu parque de geração de energia elétrica. Com a necessidade das usinas térmicas e de produzir gás no Brasil, o carvão nacional, maior recurso energético brasileiro (66,7% do total), tem que estruturar ações que visem a sua inserção definitiva na matriz energética brasileira”, afirma.

Presente na cerimônia, o Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, afirmou que serão investidos R$ 400 bilhões na diversificação das matrizes energéticas do Brasil. “Esperamos que as novas usinas de carvão mineral possam fazer parte do plano de expansão, garantindo a segurança energética do nosso País”, frisou o Ministro.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »