07/06/2017 às 15h47min - Atualizada em 07/06/2017 às 15h47min

Presidente da Amunorpi comemora estadualização de Hospital Regional

Conquista foi obtida após audiência com secretário de Saúde; estado assumirá centro médico após transição com duração de 270 dias

Gilberto Gimenes - JORNAL JCN
O prefeito de Ribeirão Claro e presidente da Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi), Mario Augusto Pereira, anunciou na última terça-feira (30) o início do processo que resultará na estadualização do Hospital Regional. A mudança era imprescindível para que o centro médico localizado em Santo Antônio da Platina continuasse em funcionamento e tivesse condições de atender as demandas dos municípios da região.
A conquista foi oficializada após audiência organizada pelo presidente da Amunorpi entre os prefeitos da região e o secretário de Estado da Saúde (SESA), Michele Caputo Neto. O secretário garantiu que sua pasta assumirá o hospital Regional após um período de transição de 270 dias. A mudança dará condições ao hospital de utilizar todo seu potencial e disponibilizar mais especialidades, duas das maiores dificuldades enfrentadas atualmente.
O Hospital Regional passará a ser administrado pela Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Funeas), entidade ligada ao Governo do Estado e que já atua em unidades como o Hospital Regional do Litoral, em Paranaguá, e o Centro Hospitalar de Reabilitação, em Curitiba.
Com a estadualização, Mario realiza uma de suas prioridades desde que assumiu a presidência da Amunorpi em fevereiro desse ano, junto com a duplicação do trecho da BR 153 que passa pela região, a abertura de uma faculdade de Medicina e mais transparência na prestação de contas da associação.
O presidente da Amunorpi destacou a economia gerada com a estadualização para os municípios do Norte Pioneiro, que não serão mais responsáveis pelo custeio do hospital. “Essa foi uma grande vitória junto a Secretaria de Saúde e vai tirar um peso enorme das costas dos municípios”, frisou. “O Norte Pioneiro agradece ao secretário Michele Caputo Neto e ao governador Beto Richa por terem atendido a este pleito”, finalizou.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »