02/08/2017 às 13h08min - Atualizada em 02/08/2017 às 13h08min

Terceiro Curso de Cionetcnia do BOPE inicia com palestra no Quartel do Comando-Geral da PM, em Curitiba

A palestra também foi prestigiada pelos oficiais e praças do BOPE, além de demais convidados

Marcia Santos
Divulgação
A Companhia de Operações com Cães (COC), subunidade do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), ministra neste mês a terceira edição do Curso de Cinotecnia com 36 alunos oriundos de unidades operacionais da Polícia Militar do Paraná, do Distrito Federal, do Rio Grande do Norte e do Mato Grosso, além de integrantes do Exército Brasileiro e da Aeronáutica. A aula inaugural foi na tarde desta terça-feira (1º/08) no Auditório do Quartel do Comando-Geral da PM, no bairro Rebouças, em Curitiba, com o especialista em Psicologia Canina, Jean Cloude.
A cerimônia foi presidida pelo Comandante-Geral da PM, coronel Maurício Tortato, o Chefe da Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP), coronel Nelson Argentino Soares Júnior, o Comandante do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), tenente-coronel Hudson Leôncio Teixeira e o cônsul honorário da Tanzânia no Brasil, Jonathan Bittencourt. A palestra também foi prestigiada pelos oficiais e praças do BOPE, além de demais convidados.
“Nossa maior riqueza é o nosso capital humano, por isso priorizamos a área de ensino e de aperfeiçoamento dos militares estaduais. A Polícia Militar do Paraná é o braço mais visível de segurança pública aos cidadãos paranaenses e mesmo com os percalços de ajuste fiscal não abrimos mão de continuar a realização de cursos”, disse o Comandante-Geral da PM, coronel Maurício Tortato.
O 3º Curso de Cinotecnia é uma iniciativa do BOPE com o Comando-Geral da PM e a Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP). Durante seu discurso, o comandante do COC, capitão Gustavo Dalledone Zancan, exaltou a integração entre os setores que possibilitaram a promoção do curso, mesmo em um momento político-econômico desfavorável, buscando o aperfeiçoamento de policiais militares para a atuação de radiopatrulhamento com semoventes.
Ele também explanou sobre a importância que a aplicação de cães treinados nas ações de segurança pública. Neste ano duas toneladas de maconha, além de outros tipos de drogas, foram apreendidos por equipes da PM do Paraná com o emprego dos animais, bem como mais de 60 armas de fogo localizadas e retiradas de circulação em todo o estado.
Os alunos são oriundos de diversas unidades da Polícia Militar da Capital e do Interior do Paraná, incluindo praças e oficiais, que passaram por um rigoroso processo seletivo para integrar a turma. Com duração de pouco mais de um mês, os profissionais receberão instruções sobre obediência e adestramento de cães, com exercícios em sala de aula e em campo.
“Dos 30 alunos, apenas quatro são do BOPE, outros 21 são de unidades setoriais do interior do estado do Paraná. Então, é um curso que abrange toda a corporação e todos os Comandos Regionais. Essa capacitação é focada no radiopatrulhamento ele consagra aquele cão de patrulha que trabalha na viatura, no estádio de futebol, nos grandes eventos, shows e presídios. De extrema importância para a atividade de policial”, disse o capitão Zancan.
A expectativa do tenente Tiago Morais Costa, da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, é de adequar o conhecimento adquirido de acordo com a realidade de segurança pública do seu estado de origem. “A Polícia Militar do Paraná é conhecida pelo know how e a grande qualificação de seus profissionais na questão de zootecnia, por isso vim para adquirir doutrinas que complementem nossas ações”, disse.
Integrante do Pelotão Canil da 7ª Companhia Independente de Polícia Militar (7ª CIPM), o soldado Emerson dos Santos espera aprender ainda mais sobre o tema e compartilhar os ensinamentos com seus companheiros de farda. “Trabalho no canil integrado juntamente com a Guarda Municipal e a Polícia Militar. A ideia é ganhar e aprimorar as técnicas para aplicar na cidade de Arapongas”, salientou.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »