21/05/2019 às 14h26min - Atualizada em 21/05/2019 às 14h26min

Museu do Saneamento celebra tributo a rios paranaenses

Espaço pertencente à Sanepar recebeu centenas de visitantes e palestras voltadas à história do saneamento no Paraná. Compartilhar

Aen

O Museu do Saneamento, em Curitiba, integrou a programação da 17ª. Semana Nacional de Museus. Pertencente à Sanepar, o espaço recebeu centenas de visitantes e palestras voltadas à história do saneamento no Paraná.

O coordenador da Divisão de Resíduos Sólidos da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Laerty Dudas, que também é presidente do Grupo R-20 de Meio Ambiente e Consultor da ONU, falou da importância dos rios urbanos, destacando o Rio Belém, que atravessa a área central de Curitiba. Pela região passam 7 dos seus 17 quilômetros de extensão. Dudas fez um resgate histórico dos primeiros usos do rio em 1654, passando pelo primeiro mapa oficial desenhado em 1857, até os dias atuais.

O palestrante alertou, ainda, para os níveis de desmatamento e de poluição dos corpos hídricos nas cidades. “O grande volume de lixo jogado em rios e suas margens, principalmente pneus e lâmpadas, comprometem sobremaneira o meio ambiente. Precisamos estar alerta a isso”. Dudas lembrou que a revitalização de um rio depende do comprometimento da sociedade, além de esforços de mídia e de educação ambiental.

HOMENAGEM MUSICAL – Uma atração da Semana de Museus na Sanepar foi a apresentação do ambientalista e doutorando em Meio Ambiente pela Universidade Federal do Paraná, Amilcar Marcel de Souza. Com voz e violão, Almicar rendeu tributo ao Rio Iguaçu, interpretando sete canções autorais e de outros compositores.

A Semana Nacional de Museus é uma campanha cultural nacional, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), buscando evidenciar o papel dos museus como centros emanadores e receptores de práticas, costumes e pensamentos da cultura.

Neste ano, 1.114 instituições de cultura de todo o País ofereceram ao público mais de 3.200 atividades especiais como mostras, palestras, oficinas, exibição de filmes, visitas mediadas, entre outras. A Semana Nacional de Museus abordou “Museus como núcleos culturais: o futuro das tradições”.

O Museu do Saneamento realiza visitas guiadas, em que os convidados viajam pelo tempo desbravando as memórias do saneamento no Paraná. A visita, gratuita, não demanda agendamento prévio, mas está sujeita a lotação.
SERVIÇO
Museu do Saneamento Sanepar
Rua Eng. Antônio Batista Ribas, 151 - Tarumã, Curitiba-PR
Informações [email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »