07/06/2017 às 15h37min - Atualizada em 07/06/2017 às 15h37min

Eleição municipal – TRE fixa data para nova eleição em Nova Fátima

Após o município passar por um período de incertezas quanto a quem comandaria o Executivo da cidade, o Tribunal Regional Eleitoral já aprovou o novo calendário eleitoral do munícipio

Gilberto Gimenes - JORNAL JCN
Após cinco meses de incertezas quanto ao futuro político da cidade, os poucos mais de 6,5 mil eleitores de Nova Fátima, voltarão às urnas no próximo dia 6 de agosto para escolher o novo prefeito da cidade.
No pleito de 2016 quem saiu eleito foi o médico José Ali Mehana (PSB), mas que não pode assumir devido a problemas coma Justiça Eleitoral.
Dr. José como é conhecido na cidade foi julgado pelo Tribunal Superior Eleitoral e teve sua candidatura impugnada, fazendo-se necessário que ocorra nova eleições na cidade.
Durante todo o tempo que o processo se estendeu por 2017, quem assumiu a frente do Executivo Municipal, foi o presidente da Câmara de Vereadores, Carlão Messias (PTB), que compunha a chapa do então prefeito eleito Dr. José.
A escolha de Carlão não foi tranquila. Logo no dia 01 de janeiro quando os vereadores iriam tomar posse e escolher o novo presidente da Câmara, houve divergências politicas que impediram a cerimonia de posse de acontecer.
Ela só ocorreu no dia seguinte, 02 de janeiro. O então vereador Carlão Messias a principio não queria ser escolhido o presidente da Câmara, já que isso implicaria em assumir a cargo de prefeito, mas devido a uma movimentação interna entre os vereadores da base aliada do candidato Dr. José, Messias acabou escolhido e assumiu o cargo de chefe do Executivo.
Ao longo do ano e com o apoio dos demais vereadores, Carlão Messias não enfrentou grandes turbulências no cargo. Ele esteve atento a todo o momento em relação à folha salarial do município, item que tira o sono de muitos gestores municipais, país a fora.
Mesmo com tudo aparentemente normal, a população e os próprios políticos da cidade estavam apreensivos sobre o futuro politico da cidade, até que na última terça-feira (06) o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná decidiu de foram unanime pela realização de novas eleições no munícipio.
Calendário Eleitoral
O TRE-PR também estipulou que entre os dias 19 a 23 junho ocorra às convenções partidárias que irão deliberar a escolha das coligações e os candidatos aptos a participar do novo pleito.  Outro item imposto pelo Tribunal é que não poderão participar da nova eleição aqueles que tiverem dado causa à anulação do pleito de 2 de outubro de 2016.
Os candidatos deverão se desincompatibilizar até 24 horas após sua escolha em convenção. Os registros de candidatos pelos partidos políticos ou coligações deverão ser apresentados no cartório das Zonas Eleitorais de Nova Fátima até às 19h, de 26 de junho, passando a correr o prazo de 5 dias para impugnações. As candidaturas individuais deverão ser apresentadas até 29 de junho.
Até o dia 17 de julho o Juízo Eleitoral deverá publicar  as decisões relativas aos pedidos de registro de candidatura, impugnados ou não.
As propagandas eleitorais deverão ocorrer a partir do dia 27 de junho, até o dia 5 de agosto, já o horário eleitoral e debates só podem ocorrer até o dia 03 de agosto.
Os candidatos deverão ficar atentos as datas para a prestação de contas de suas respectivas campanhas, pois terão ate o dia 11 de agosto para apresentar os dados. O TRE-PR emitiu uma nota dizendo que o candidato eleito será diplomado no dia 25 de agosto.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »