24/04/2019 às 13h02min - Atualizada em 24/04/2019 às 13h02min

Barbara Seixas/Fernanda Berti estreiam no Circuito Mundial diante de lenda norte-americana

Gazeta Esportiva
Marcio Rodrigues

Após conquistar o Circuito Brasileiro de vôlei de praia, Barbara Seixas e Fernanda Berti estreiam no Circuito Mundial na madrugada desta quinta-feira em Xiamen, na China. E do outro lado da rede, a parceria brasileira terá nada menos que a lenda norte-americana Walsh, tricampeã olímpica, ao lado de sua parceira Sweat. A competição marca o início da corrida olímpica, que definirá as duas duplas representantes do Brasil nos Jogos de Tóquio.

De olho em um bom resultado já no primeiro compromisso internacional da temporada, Barbara e Fernanda sabem o quanto o planejamento é importante. Pensando nisso, viajaram para o outro lado do mundo na quinta-feira da última semana e estão fazendo uma boa adaptação em Xiamen.

“A viagem para China é sempre desafiadora, pois além de ser longa, com mais de 30 horas, ainda tem o fuso horário de 11 horas. Fora a alimentação e os hábitos, que são muito diferentes de qualquer outro lugar do mundo. Realmente é preciso mais tempo para adaptação. Acho que nesse ponto a nossa equipe sempre calcula muito bem para que consigamos começar o torneio no nosso 100%”, revelou Barbara Seixas, algoz de Walsh na semifinal da Rio 2016.

E se o caminho para um bom resultado nas areias chinesas se mostra difícil desde o início, a parceria campeã brasileira não diminui a confiança: sabe que é preciso ir longe nas etapas para acumular a melhor pontuação possível. Tudo para estar em Tóquio 2020.

“Ser regular é o caminho. O Rico (treinador) sempre fala isso para a gente. Não adianta você ganhar um torneio e ficar em último no outro. O ideal é se manter sempre no topo, conquistando pontos. Ainda mais na disputa entre as duplas brasileiras, que estão sempre brigando lá em cima. Nunca alguém abrirá uma distância muito grande para os concorrentes. Assim, qualquer ponto, qualquer colocação acima, já faz diferença. Se mantivermos do quinto lugar para cima sempre, provavelmente conquistaremos a vaga”, analisou Fernanda Berti.

Para manter uma boa média de pontos na corrida olímpica, Rico de Freitas, treinador da dupla, conta com mais do que os treinos pelas areias de todo o mundo. Ao lado de seu auxiliar, montou um programa de análise de desempenho, há quatro anos, e estuda a fundo as melhores parcerias do Circuito Mundial.

 

 

 
“Você chega no Circuito Mundial e as principais duplas estrangeiras tem cinco pessoas junto com elas. Isso, sem dúvida, fizeram nossos adversários evoluírem. Apesar disso tudo, costumo trabalhar de dentro para fora. O grande ponto da corrida olímpica, é a experiência que temos. A equipe aqui se manteve em 99% e sabemos como cada um trabalha, como precisa usar sua experiência para o sucesso das meninas. A nossa grande diferença é nossa experiência”, encerrou Rico, referindo-se à sua comissão técnica, medalha de prata na Rio 2016.

Após estrear diante da dupla norte-americana, Barbara Seixas e Fernanda Berti terão mais um compromisso na primeira fase da competição. Caso vençam na primeira partida, precisam de um segundo triunfo contra a parceria vencedora do confronto Clancy/Artacho Del Solar (Aus) x Talita/Taiana para avançar direto às oitavas de final. Em caso de derrota, precisam se reabilitar contra a parceria derrotada para disputarem a repescagem.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »