23/04/2019 às 15h29min - Atualizada em 23/04/2019 às 15h29min

Com quanto tempo de antecedência devo comprar passagens de avião?

Conseguir bons preços de passagens pode aumentar o seu orçamento disponível para a diversão em qualquer viagem

revistacasaejardim.globo.com – Bianca Alves
Planejar a viagem ajuda você não esquecer de nenhum lugar importante que gostaria de conhecer (Foto: Pexels)
Planejar uma viagem envolve programar as folgas no trabalho, reservar um orçamento, partir em busca do melhor hotel e uma série de outros preparativos. No quesito comprar as passagens, lançar a mãos dos aplicativos e garantir os assentos no avião com antecedência tornam a sua jornada mais agradável ao bolso.
 
Porém, é difícil enteder as métricas das companhias aéreas, que vendem seus bilhetes a preços flutuantes, variando de acordo com as épocas do ano, datas de viagem, destino e tipo de passeio que as pessoas buscam. Tais fatores vão muito além da lei de oferta e da procura.
 
Para evitar que você se arrependa logo após adquirir os seus tickets, a especialista em viagens, Liana Corwin, explicou ao site Bustle como identificar a melhor hora para fazer a compra. "Os preços dos voos, em grande parte, são determinados pelo sofisticado software de gerenciamento de receitas das companhias aéreas. Ocasionalmente, um funcinário da empresa intervirá quando as vendas precisarem ser incentivadas em um determinado voo. E é aí que você verá coisas como vendas relâmpagos começarem a acontecer ", diz ela.
 
Com isso em mente, ela aconselha a pesquisar o máximo possível antes de investir. Ainda assim, existem dicas mais específicas, dependendo do tipo de viagem. Caso você esteja planejando as próximas férias, confira situações favoráveis para a compra.
 
Viagens em feriados
Reserve seus assentos com quatro ou cinco semanas de antecedência para feriados de três ou mais dias. Para Natal e Ano Novo, uma janela de dois meses é o ideal. Muitos acreditam que a distância da data de decolagem é o único fator determinante do preço, sendo que quando mais cedo se compra, mais barato fica. Porém, vale lembrar que os valores não estarão reduzidos um ano antes da viagem. Afinal, a companhia não tem pressa para vendê-los ainda.
 
Pontos turísticos famosos
É bastante provável que passagens para conhecer o interior de um país sejam mais baratas do que as jornadas até a capital. Caso você esteja planejando conhecer destinos muito procurados, como Miami, praias do Caribe e outros pontos turísticos, reserve as passagens com três meses de antecedência.
 
Contudo, nada impede com que você consiga boas oportunidades fora desse cenário, uma vez que é impossível prever precisamente a flutuação desse mercado.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »