18/04/2019 às 12h48min - Atualizada em 18/04/2019 às 12h48min

ISP: homicídios caem pelo terceiro mês no Estado

Apesar de menos mortes, estudo aponta aumento no registro de roubos de rua

Ofluminense

Os números de homicídios dolosos e letalidade violenta caíram pelo terceiro mês consecutivo no Estado do Rio. Os dados foram confirmados em uma pesquisa do Instituto Nacional de Segurança Pública (ISP) divulgada nesta quarta-feira (17). Apesar disso, o estudo mostrou um aumento de 6% no número de roubos de rua em março de 2019 em relação ao mesmo período do ano passado.

Continuando a tendência de redução iniciada no começo deste ano, os homicídios dolosos e a letalidade violenta (homicídio doloso, lesão corporal seguida de morte, latrocínio e morte por intervenção de agente do Estado) caíram pelo terceiro mês consecutivo quando comparados com o mesmo período de 2018. Em março deste ano, foram registradas 344 vítimas de homicídio doloso, uma redução de 32% em relação a março do ano passado. Este foi o mês de março com o menor número de vítimas desde o início da série histórica, em 1991, e também o segundo menor número para o indicador desde novembro de 2015 (o menor foi em fevereiro deste ano). Na comparação do primeiro trimestre deste ano (janeiro, fevereiro e março), a queda foi de 26% em relação ao mesmo período de 2018.

 

O indicador letalidade violenta diminuiu 24% em relação a março de 2018. Foram 489 vítimas em 2019 e 643 no ano passado. Na comparação trimestral, a redução foi de 18%. Os roubos seguidos de morte (latrocínio) também apresentaram queda em março: foram 20 mortes em março de 2019, e 11 no mesmo período do ano passado. Já as mortes por intervenção de agente do Estado apresentaram um aumento de 18% em março deste ano quando comparado ao mesmo mês de 2018 (o mesmo percentual foi observado na comparação trimestral). 

Apesar da diminuição no número de mortes, os roubos de rua (roubo a transeunte, roubo em coletivo e roubo de aparelho celular) continuam acontecendo. Os números apresentaram um aumento de 6% em relação ao ano passado. No primeiro trimestre deste ano, o aumento foi de 3% quando comparado ao mesmo período do ano de 2018.

Nos crimes contra o patrimônio, os roubos de veículos e de cargas também seguem a tendência de redução em março. No terceiro mês do ano, foram 638 ocorrências de roubos de carga, uma queda de 31% em comparação com o mesmo período do ano passado – no primeiro trimestre deste ano, a redução foi de 23% para o mesmo período de 2018. O número de roubos registrados em março deste ano é o menor desde setembro do ano passado. Cabe ressaltar que o indicador está em queda contínua desde janeiro de 2019. A diminuição registrada pelos roubos de veículos em março de 2019 foi de 30% em relação a março de 2018. No primeiro trimestre, a queda foi de 28%.
 
Por regiões – No mês de março, duas Áreas Integradas de Segurança Pública (AISP) da Zona Norte da Capital apresentaram quedas em alguns indicadores: a AISP 16 (Olaria e adjacências) registrou a maior diminuição em roubo de carga, e a AISP 41 (Irajá e adjacências) teve a maior redução de roubos de veículos.

Na Baixada Fluminense, a AISP 21 (São João de Meriti) apresentou a segunda maior queda em homicídio doloso e a terceira maior em roubo de veículo. A AISP 07 (São Gonçalo) teve a segunda maior diminuição de roubo de veículo e a terceira maior de roubo de carga.

Os dados divulgados pelo Instituto de Segurança Pública são referentes aos Registros de Ocorrência (ROs) lavrados nas delegacias de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro durante o mês de março.

Estupro – O número de casos de estupro aumentou em quase 200% na AISP 12, que abrange os municípios de Niterói e Maricá. Em março de 2019, foram registrados 17 casos, enquanto no mesmo período do ano passado houve seis casos.

Em Niterói foram dez casos de abusos sexuais registrados nas delegacias do município. Um dos mais recentes ocorreu no início do mês, quando uma garota de programa alegou ter sido estuprada por dois homens no Complexo da Viradouro, em Santa Rosa, na Zona Sul. O caso foi registrado na 76ª (Centro). 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »