16/04/2019 às 17h29min - Atualizada em 16/04/2019 às 17h29min

Mês de abril é marcado por melhorias na saúde em Siqueira Campos

Isaele Machado - JCN
Ilustrativa
A saúde é um grande desafio para os brasileiros, é uma das áreas prioritárias do país, inclusive porque a maioria da população depende do Sistema Único de Saúde (SUS), alguns municípios perecem por falta de postos de atendimentos, equipes que atendam crianças com necessidades diferenciadas, entre outros.
Apesar do desafio atual no Brasil, a cidade de Siqueira Campos está conseguindo superar as dificuldades e é uma das que mais conta com postos de saúde. Atualmente as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão na reta final, com 99% das obras concluídas.
Os recursos provenientes para execução são resultantes de emendas parlamentares e recursos próprios do município. As UBS’s estão localizadas no Bairro Nascente do Sol e Vila Nova.
 Com a conclusão dessas UBS’s será possível atender a demanda de consultas no município, pois irá descentralizar o atendimento de pacientes em outras unidades de saúde, principalmente do Posto Central, trazendo agilidade e mais acesso nos atendimentos.
Outra novidade na área da saúde são as melhorias no Departamento Municipal de Educação. Atualmente uma grande equipe atende no local, visando proporcionar o bom desempenho de alunos das escolas municipais que necessitam de atendimento.
O atendimento é amplo e conta com uma médica, equipe de psicopedagogas, psicóloga, entre outros atendimentos. Boa parte dos alunos que são atendidos pelas equipes que foram contratadas são crianças portadoras de TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade).
De acordo com o relato de uma das mães que tem o filho com TDAH e é assistido pela equipe, o apoio dos profissionais ajuda consideravelmente no desempenho da criança, tendo em vista que esse é um dos transtornos que se não tratado pode afetar a aprendizagem.
Com o trabalho que vem sendo realizado no departamento, as crianças que contam com o atendimento conseguem melhorar as condições de aprendizado e comportamento em salas de aula, bem como estar de forma igualitária junto aos demais colegas, demonstrando assim que a inclusão social funciona no município.
Em entrevistas anteriores a Diretora do Departamento de Educação – Juliana Bento Lopes, disse que é importante a inclusão social na escola e ressaltou que é uma causa a ser abraçada de verdade e não só no "papel", sendo a inclusão tratada com muita responsabilidade e carinho nas escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil em Siqueira Campos. 
A legislação brasileira busca garantir que a inclusão escolar permita que as crianças que apresentam algum tipo de necessidade especial, possam se socializar, desenvolver suas capacidades pessoais e aprimorar sua inteligência emocional.
Vale ressaltar que a inclusão escolar também promove uma ampla reflexão sobre a diversidade e respeito que são temas importantes para a construção de uma sociedade e cidadãos emocionalmente mais saudáveis.
O acesso à escola não só promove o desenvolvimento pessoal, mas também é uma ferramenta social importante para os relacionamentos interpessoais.
Além dos professores capacitados para lidar com a inclusão social, o município de Siqueira Campos também conta com estagiários que dão apoio dentro das salas de aula, contribuindo com o desenvolvimento dos alunos. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »