16/04/2019 às 17h15min - Atualizada em 16/04/2019 às 17h15min

Siqueira Campos - Vacina da gripe está disponível para grupos de risco

Isaele Machado - JCN
Ilustrativa
A 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começou no último dia 10 em todo Paraná, em Siqueira Campos as equipes da Secretaria de Saúde estão preparadas para atender a população-alvo. A campanha vai até o dia 31 de maio, sendo o “Dia D” 4 de maio.
A vacina está disponível para os grupos de risco como: trabalhadores da área da saúde, professores de escolas públicas e privadas, povos indígenas e grupos com doenças crônicas não transmissíveis e pessoas em condições clínicas especiais. A prioridade são gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), crianças de 06 meses a 06 anos. Os demais grupos de risco deverão comparecer a partir do dia 22 de abril.
As pessoas que se enquadram nos grupos de riscos deverão comparecer ao posto de saúde com documento pessoas, carteirinha de vacinação, cartão do SUS. O horário de atendimento é das 08h00 às 11h00 e das 13h00 às 16h00 de segunda a sexta.
A Secretaria Estadual da Saúde do Paraná já recebeu 1 milhão e 400 mil doses de vacina do Ministério da Saúde e no total deverá receber 3 milhões e 618 mil doses.
A Influenza é uma infecção viral aguda do sistema respiratório altamente transmissível. Os sintomas são febre alta, dores musculares, dor de cabeça e dor de garganta. Se não for tratada, pode provocar complicações, evoluir para pneumonia e provocar até a morte. 
A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada, ao falar, ao tossir ou no contato pelas mãos.
Neste ano o Paraná já registrou 11 casos confirmados da Influenza, com 5 óbitos.

A vacina aplicada nas unidades de saúde é chamada de trivalente e protege contra duas cepas de vírus A e uma cepa de vírus B. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »