22/03/2019 às 10h02min - Atualizada em 22/03/2019 às 10h02min

Após postagens enaltecendo matadores de Suzano, estudante ‘pronto para ataque’ é preso

Extra
Material apreendido, foto reprodução
Um estudante, de 18 anos, foi preso e autuado em flagrante, nesta quinta-feira, por suspeita de realizar atos preparatórios de terrorismo, em Campos, no Norte Fluminense. O delito é previsto no artigo 5º da Lei Antiterrorismo, que entrou em vigor no país, em 2016. Aluno de um Ciep da cidade, o rapaz vinha sendo investigado há uma semana, por policiais da 134ª DP (Campos).
Depois que um mandado de busca e apreensão foi expedido pela Justiça, os agentes apreenderam na casa do adolescente, diversas facas, máscara, touca ninja, medicamentos controlados e um livro com instruções de como fabricar armas.
De acordo com a delegada Nathália Patrão, da 134ª DP, já se sabe que o jovem havia feito recentemente postagens, em redes sociais, enaltecendo dois adolescentes que mataram 10 pessoas, no último dia 13, em Suzano, São Paulo.
Em uma outra postagem, ele também fez referência ao que aconteceu em Columbine, nos Estados Unidos, quando dois estudantes invadiram uma escola e mataram 13 pessoas .
A polícia também já localizou conversas do jovem com uma pessoa não identificada, em uma rede social. No diálogo, o rapaz chama a interlocutora para dar uns "tiros por aí".
— Numa conversa com uma pessoa, ele compartilhou vídeo dos autores do massacre de Columbine. Esta pessoa escreveu ‘sonho’. E ele escreveu ‘meta’. Em seguida, ele escreveu ‘vamos arrumar umas armas, se vestir bem e dar uns tiros por aí" Ficamos preocupados com o que poderia ocorrer e fizemos a representação pela busca e apreensão, que foi concedida pela Justiça. ’ — explicou a delegada.
Segundo a polícia, o adolescente teve o pai assassinado, em 2017, e morava atualmente sozinho. O crime de terrorismo é inafiançável e prevê pena, em caso de condenação, que varia de cinco a oito anos de prisão.
No entanto, caso do artigo 5º, a pena tem previsão de diminuição de um quarto até a metade.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »