18/03/2019 às 15h19min - Atualizada em 18/03/2019 às 15h19min

Qual é a diferença entre vinhos de corpo leve, médio e encorpado?

Saber diferencia-los pode ser o segredo para escolher o vinho certo para cada ocasião

revistacasaejardim.globo.com – Aline Melo Julyana Oliveira
(Foto: Thinkstock)
Já foi questionado sobre qual corpo de vinho desejava e ficou sem saber o que responder? A expressão faz referência à sensação de maior ou menor densidade que a bebida traz a sua boca. É aquela sensação de peso e viscosidade, resultado da combinação do teor alcoólico, taninos, açúcares e os sabores extraídos da uva.
 
Basicamente, eles podem ser divididos entre leve, médio e encorpado. “Reconhecer a diferença entre um vinho leve, médio e encorpado pode ser o atributo definitivo para escolher o vinho ideal para a ocasião”, explica Junior Medeiros, sommelier da Eniwine. Confira as dicas do especialista para diferenciá-los.
 
Corpo leve
O vinho de corpo leve ou ligeiro tem intensos aromas de frutas vermelhas, pouco tanino, pouca acidez, baixo teor alcoólico e quase nenhuma persistência final na boca. Costuma ser um vinho jovem e fresco. Se o intuito é uma festa com muitas pessoas, ambiente descontraído, onde se espera um consumo maior, ele é a escolha certeira. O mesmo vinho pode ser escolhido quando houver uma harmonização de pratos elegantes, como peixes delicados, saladas e aperitivos.
 
Corpo médio
O vinho de corpo médio ou de bom corpo é versátil e bom para fazer harmonizações gastronômicas. É possível sentir seu volume, textura, equilíbrio e complexidade, e traz mais riqueza de aromas e persistência no paladar. Serve como um verdadeiro coringa, podendo ser servido em uma ocasião mais descontraída e também em um jantar mais formal. No entanto, já é bom começar a prestar atenção ao ambiente, como temperatura e exposição ao sol, pois quanto mais pesado o vinho, mais forte seu efeito.
 
Encorpado
O vinho encorpado é nitidamente denso. É intenso e persistente na cor, aromas e paladar. Cabernet Sauvignon, Tannat, Nebbiolo, Sangiovese, Malbec, Cabernet Franc e Mourvèdre são algumas das variedades que costumam resultar em vinhos encorpados. Alguns são tão encorpados e potentes que poderiam ser mastigados. Eles estão sempre acompanhados de pratos mais consistentes e foram feitos para serem degustados sem pressa.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »