18/03/2019 às 09h50min - Atualizada em 18/03/2019 às 09h50min

Você lava o frango? Veja 6 erros na cozinha que colocam em risco sua saúde

vivabem.uol.com.br
Imagem: iStock
Lavar o frango
Se você "passa" uma água no frango para tirar as bactérias, saiba que isso não ocorre. E ao colocar a ave crua embaixo da torneira há risco de contaminar tudo o que está por perto. A água que bate no frango pode respingar nos pratos, talheres e outros alimentos na pia, enchendo-os de germes. O melhor jeito de acabar com bactérias de qualquer carne é simples: cozinhá-la (ou assá-la, fritá-la...)!
 
Descongelar e congelar a carne
Uma vez que foi tirada do freezer, a carne crua não deve voltar para ele. Quando o bife fica em temperatura ambiente (ou até na geladeira), os micro-organismo presentes nele começam a se multiplicar mais rapidamente. Aí, pode ser perigo congelar novamente um alimento altamente contaminado. Então, mande a carne para o fogo e acabe com essas bactérias
 


Imagem: iStock
 
Não higienizar a esponja
Um estudo encontrou mais de 680 milhões de fungos e bactérias em uma esponja, e só lavá-la com água e sabão não elimina totalmente os germes. Uma forma simples de fazer isso é colocá-la (todos os dias) no micro-ondas por dois minutos, dentro de um recipiente com água. Você também pode deixá-la por 10 minutos em uma solução com 2 colheres (sopa) de água sanitária e 1 litro de água.
 


Imagem: iStock
 
Ovo na porta da geladeira
A porta é o compartimento da geladeira em que há maior oscilação de temperatura --devido ao abre e fecha. Essa variação é perfeita para a proliferação de bactérias em alimentos como ovo, queijo, iogurtes e carnes. Portanto, deixe essas comidas em áreas bem refrigeradas e guarde na porta somente coisas com baixo risco de contaminação, como água, sucos, condimentos e frutas.
 


Imagem: iStock
 
Lavar a salada com vinagre
O vinagre possui um grau de acidez fraco (por isso é comestível). Portanto, o produto não é capaz de eliminar bactérias de verduras, legumes e frutas --se fosse, bastava temperar a salada, não seria preciso lavá-la. Para acabar com os germes, é preciso deixar os alimentos consumidos crus por 10 a 15 minutos em uma solução com 1 colher (sopa) de hipoclorito de sódio e 1 litro de água.
 


Imagem: iStock
 
Não higienizar a tábua
Os pequenos cortes que surgem na tábua de madeira (ou de plástico) com seu são um "esconderijo" perfeito para bactérias --como as presentes na carne crua. Aí, ao cortar um alimento cozido ou que é consumido cru na tábua, você pode contaminá-lo. O ideal é lavar bem a tábua e deixá-la cinco minutos em uma solução com 1 litro de água e 1 colher (sopa) de água sanitária. Ou usar uma tábua de vidro.

Imagem: iStock
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »