27/02/2019 às 14h47min - Atualizada em 27/02/2019 às 14h47min

Raio matou mulher dentro de casa

JCN - Betty Gois
Superinteressante - Abril.com
No dia 25 de fevereiro uma mulher foi atingida por um raio dentro de sua casa em Goiás, quando li a matéria, que aliás não tinha muitos dados, me deu até um calafrio. Fui pesquisar porque não podia ou não queria acreditar que isso fosse possível, imaginava que fosse um fato isolado, pois sempre me achei segura dentro da minha casa, e para minha surpresa, não estamos completamente seguros nem dentro de casa!!!
 
Existe sempre na rua da sua casa um para-raios! Sim, aquele inventado pelo Benjamin Franklin em 1752, ele é responsável para atrair a descarga (o raio) e aterrar a corrente, ou seja, ele neutraliza a descarga, protegendo você e sua família, e você pensava que ele era feito para proteger seus eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos né? Pois não é!
 
Só que existem alguns lugares com muita incidência de raios, que a única maneira de ficar totalmente protegido é instalar um para-raios na própria casa, mas é um engenheiro eletricista que vai avaliar se é realmente necessário você ter um para-raios na sua casa, ao analisar se a área tem potencial para atrair as descargas elétricas. Então não precisa sair loquiando atrás de para-raios para comprar.
 
No site da Copel diz que nos últimos 10 anos, 92 pessoas morreram fulminadas por raios. E lá também tem algumas dicas de segurança para serem seguidas durante uma tempestade e até nessas chuvas de verão que sempre acaba caindo alguns raios: Não saia de dentro da casa, saia somente se for absolutamente necessário, ficar longe de portas e janelas abertas, não usar telefone de linha, não recolher roupas no varal, não trabalhar com encanamentos metálicos ou estruturas de aço e tratores, não ficar na água ou em barcos pequenos, não segurar varas de pescar com carretilha ou outros objetos metálicos.
 
Tudo bem e se começar chover e eu não estiver na minha casa ou longe de algum lugar que eu possa pedir abrigo, o que devo fazer? Corre pro carro, (o carro é um excelente abrigo contra os raios) ou tente encontre refúgio no interior de edificações, se perto de você tiver árvores isoladas, o melhor é se agachar ou deitar a uma distância duas vezes a altura da árvore mais próxima, ficar longe de áreas abertas, de topos de colinas, cercas de arames, varais metálicos ou qualquer outro objeto condutor de eletricidade e manter os pés juntos (mantendo os pés juntos, você evita a passagem da eletricidade pelo corpo) essas informações são da Companhia Paranaense de Energia – Copel.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »