26/02/2019 às 14h24min - Atualizada em 26/02/2019 às 14h24min

Morar no Norte Pioneiro e depender da rodovia PR- 092

JCN - Betty Gois
Imagem ilustrativa G1 Globo
Dirigir com carro baixo pelas rodovias esburacadas e cheia de lombas, feitas com o asfalto da própria rodovia que acumula da sobra do traçado dos veículos pesados, precisa de muita paciência e habilidade para não ter um pneu furado ou o carro quebrado.
 
O trecho que vou citar é o que mais uso, portanto, entre os municípios de Siqueira Campos e Santo Antônio da Platina. Para quem trafega por lá sabe das condições precárias da via, nos lugares onde não há verdadeiras crateras, existem aquelas lombas que ficam entre as rodas por onde os caminhões passam e afunda... quanto mais o caminhão pesado passa por aquele trecho, mais a lomba cresce, e o veículo baixo, como fica? Ou passa pelo traçado que está na rodovia e rala tudo por baixo e corre o risco de ficar na estrada, ou tenta desviar e acaba passando com o pneu por cima da lomba, saindo pelo acostamento, com a possibilidade de sofrer um acidente.
 
O motorista que trafega toda semana ou mais vezes durante a semana, e tem boa memória, já sabe onde estão os lugares piores, e tem a estratégia para passar por lá sem comprometer o carro e a viagem, eu imagino aquele motorista que usa a rodovia esporadicamente, deve ser os que a gente encontra sempre no acostamento trocando os pneus ou parados com o capô aberto, esperando ajuda.
 
Isso porque não acrescentamos o fator chuva, que você não sabe mais onde ficam as crateras, pois elas enchem de água junto com a rodovia e em alguns lugares viram um alagado só, tem também o motorista que viaja à noite que sofre um pouco mais, pois a visibilidade é pior e somado à neblina que daqui pouco tempo já começa a aparecer. E aí vão sofrer motoristas de veículos maiores, de caminhões, ônibus e carretas que usam exclusivamente a rodovia para trabalhar.
 
Sabe-se que o governador do Paraná esteve em Brasília no dia 20 deste mês de fevereiro para apresentar uma proposta de inclusão de três rodovias no pacote de concessão do governo federal, entre elas estava a PR-092. De acordo com o governador a inclusão de trechos estaduais no pacote da União agilizaria a realização das melhorias necessárias para modernizar a rodovia para escoamento da produção e levar mais segurança à população.
 
Na sua passagem pelo Norte Pioneiro no dia 23 de fevereiro disse aos repórteres em especial ao Jornal Correio do Norte que tinha pedido ao secretário de infraestrutura e logística Sandro Alex, para ver a situação da PR-092, disse ser conhecedor da importância da rodovia.
 
Eu acredito no trabalho do governador Ratinho Junior, mas espero que não demore, nascida e criada no Norte Pioneiro, estudando e trabalhando, passei parte da minha vida usando essa rodovia, só me lembro de ter visto essa rodovia tão ruim, com tantos buracos, na época do governo Jaime Lerner, por isso espero que não demore essa recuperação para não ficar mais caro, tanto para o governo quanto para o usuário que tem seus carros destruídos todos os dias.
 
A modernização e a duplicação até pode esperar, mas a restauração não...

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