20/02/2019 às 13h13min - Atualizada em 20/02/2019 às 13h13min

Comissão externa de Brumadinho realiza nova audiência pública nesta quinta

Da Redação - MB
Agência Câmara Notícias

comissão externa, sobre o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho (MG) promove, nesta quinta-feira (21), mais uma audiência pública. A tragédia ocorreu no dia 25 de janeiro e até o momento 169 mortes foram confirmadas. Segundo a Defesa Civil, 141 pessoas continuam desaparecidas.

O debate foi proposto pelo coordenador do colegiado, deputado Zé Silva (SD-MG). “A realização das audiências públicas é uma oportunidade para a discutir o modelo de construção, fiscalização e monitoramento das barragens de rejeitos de mineração, propondo melhorias para o setor mineral de nosso país, que consigam reduzir a possibilidade de ocorrência de desastres como o de Brumadinho”.

A comissão já ouviu o presidente da Vale, Fabio Schvartsman, e órgãos de fiscalização de barragens. O presidente da mineradora disse aos deputados que a companhia foi surpreendida e até hoje não sabe o que causou o derramamento de rejeitos de minérios. Já os especialistas apontaram que um dos gargalos da fiscalização está no modelo que permitiu a mineradora Vale contratar diretamente a empresa responsável pelas inspeções e laudos de segurança de suas barragens.

Convidados
Foram convidados para discutir o assunto com os parlamentares:
- o procurador da República e coordenador da Força-Tarefa de Brumadinho, José Adércio Leite Sampaio;
- o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves;
- o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, Joel Krüger;
- o presidente da Fundação Nacional do Índio, Franklimberg Ribeiro de Freitas; e
- representante do Ministério do Desenvolvimento Regional.

A audiência está marcada para as 10 horas, no plenário 2.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »