18/02/2019 às 13h18min - Atualizada em 18/02/2019 às 13h18min

Viviane Lyra estabelece recorde brasileiro e vence Copa Brasil de Marcha

Gazeta Esportiva
Wagner Carmo

Viviane Santana Lyra teve um fim de semana histórico. No último domingo, a marchadora brasileira não apenas venceu os 50 km da Copa Brasil Caixa de Marcha Atlética, em Bragança Paulista, com o tempo de 4:37.05, como também estabeleceu o novo recorde da prova, que pertencia a Nair Rosa (4:38:48, obtido em Sucúa, no Equador). Na atual edição, Nair ficou com a segunda colocação.

Na categoria masculina, Claudio Richardson dos Santos conquistou o decacampeonato dos 50 km (4:30:03), com Rudney Dias Nogueira (USIPA-MG), ficando em segundo (4:55.46). Os dois primeiros colocados no feminino e no masculino garantiram participação na Copa Pan-Americana, que será disputada dia 20 de abril, em Chihuahua, no México.

Após a prova, Viviane admitiu a surpresa com o tempo conquistado ainda nos primeiros meses do ano. “Fiz 4:41 no Troféu Brasil e não esperava baixar tanto o meu tempo. Fico feliz porque sei que estou no caminho certo. Uma marca dessas no início da temporada é muito boa e vou continuar trabalhando para evoluir. Também quero fazer os 20 km da Copa Brasil, dia 17 de março, no Balneário Camboriú. Por enquanto, estou fazendo as duas distâncias”, disse.

Viviane tem 25 anos, nasceu no Rio de Janeiro, e conheceu a marcha numa competição da Escola Ramis Galvão, aos 12 anos. “Como não tem competição de marcha no Rio comecei a fazer os 3.000 m com obstáculos, mas no Evento-Teste para os Jogos Olímpicos, em 2016, voltei a marchar. Competi, fui bem e… não adianta: a marcha está no meu coração”, finalizou a marchadora.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »