15/02/2019 às 15h25min - Atualizada em 15/02/2019 às 15h25min

Audiências Públicas que visaram à regularização de imóveis contabilizou a presença de 452 pessoas

No município de Siqueira Campos existe um levantamento que apontou preliminarmente 419 imóveis em situação irregular. No Balneário da Alemoa são em torno de 220 propriedades

Agência Criativa David Batista
O Programa de Soluções Fundiárias, Morar Legal, é um programa criado pelo governo do estado do Paraná, que em parcerias com prefeituras e COHAPAR, prevê a regularização de 11.800 propriedades (terrenos) em situação irregular em 23 municípios do Paraná. Em Siqueira Campos a empresa JAPEL Soluções Fundiárias, vencedora de licitação do estado, realizou três Audiências Públicas, no dia 8 deste mês aconteceu no Bairro dos Barbosas com 80 participantes, dia 11 no Balneário da Alemoa com a presença de 74 interessados, e no dia 13 no centro da cidade com a presença de 308 pessoas. Durante as palestras foi esclarecido criteriosamente o passo a passo do processo e a necessidade de regularização dos imóveis, bem como a facilidade para pagamentos. Estiveram presentes o palestrante da JAPEL Gilcimar Batista e o diretor técnico Sérgio Michalwski, prefeito Luiz Henrique Germano,
 
O palestrante Gilcimar explicou que a Regularização Fundiária é um conjunto de medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais que visam à regularização de assentamentos irregulares e à titulação de seus ocupantes, de modo a garantir o direito social à moradia, o pleno desenvolvimento das funções sociais da propriedade urbana e o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. “está é a primeira reunião que estamos realizando aqui no Balneário da Alemoa, das muitas que ainda vamos fazer. Primeiro faremos o levantamento cartográfico para sabermos exatos quantos terrenos estão em situação irregular. Após esse procedimento vamos fazer o cadastramento desses proprietários, a partir daí começa o processo da regularização de imóveis das pessoas cadastradas, vale lembrar que a participação dos interessados é muito importante para o andamento do processo”, apontou Batista.
Em 2021 é prazo da JAPEL para entregar os títulos já registrados em cartórios para os proprietários. O custo para o proprietário é 20 parcelas de R$ 80,00 reais por mês a partir do momento que receber a titularização. Se os proprietários dos imóveis forem participantes de programas sociais, como o Bolsa Família, ficam isentos do pagamento.
 
O prefeito Germano destacou o projeto com um dos mais interessantes e de cunho social incomparável, tendo em vista que durante vários anos esses 419 proprietários de imóveis buscam a regularização de seus imóveis, “só aqui na Alemoa são em torno de 220 famílias que buscam essa regularização, daí a grande importância da participação de todos os interessados,” destacou o prefeito.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »