14/02/2019 às 11h26min - Atualizada em 14/02/2019 às 11h26min

Diretora do Departamento de Educação de Siqueira Campos fala sobre melhorias no setor

Isaele Machado - JCN
Reprodução/ Facebook
Na última quarta-feira (13) a Diretora do Departamento de Educação de Siqueira Campos - Juliana Bento Lopes,  participou do Jornal do Meio Dia na Rádio Alternativa. Durante entrevista Juliana que além de Professora é Coordenadora Pedagógica, falou sobre as mudanças no departamento, bem como melhorias que foram e podem ser efetuadas. 
"Inicialmente ocorreram algumas mudanças dentro do departamento, anteriormente haviam 13 pessoas trabalhando, agora o número é de 9, antes eu já trabalhava como Coordenadora Pedagógica e agora tentarei e farei o possível para associar as duas funções, até porque gosto de estar envolvida na parte pedagógica", explicou Juliana.
Para a nova Diretora os profissionais da educação devem estar atentos a evolução dos alunos, inclusive a tecnológica. " Nós temos que acompanhar toda tecnologia, evolução, capacitação e formação, bem como sempre dando apoio pedagógico", destacou. 
Um dos pontos questionados durante entrevista é sobre a necessidade de mais um Centro Municipal de Educação Infantil CMEI) emergencial,  já durante o período de férias dos alunos alguns pais trabalham não tem com quem deixar as crianças. O CMEI emergencial que atualmente está em atividade é o Sônia Bassani que se localiza no Bairro Estação, o que dificulta a locomoçao de alunos que moram longe. Segundo Juliana providenciar um CMEI mais próximo, para que todos tenham mais facilidade para levar as crianças é uma possibilidade a ser estudada pelo departamento, pois a intenção é aderir melhorias para todos, como professores, alunos, pais, diretores e todos os envolvidos na educação. 

Inclusão Social na Escola 
Juliana também falou da importância da inclusão social na escola e ressaltou que é uma causa a ser abraçada de verdade e não só no "papel", sendo a inclusão tratada com muita responsabilidade e carinho nas escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil em Siqueira Campos. 
A legislação brasileira busca garantir que a inclusão escolar permita que as crianças que apresentam algum tipo de necessidade especial, possam se socializar, desenvolver suas capacidades pessoais e aprimorar sua inteligência emocional.
Vale ressaltar que a inclusão escolar também promove uma ampla reflexão sobre a diversidade e respeito que são temas importantes para a construção de uma sociedade e cidadãos emocionalmente mais saudáveis.
O acesso à escola não só promove o desenvolvimento pessoal, mas também é uma ferramenta social importante para os relacionamentos interpessoais.
Além dos professores capacitados para lidar com a inclusão social, o município de Siqueira Campos também conta com estagiários que dão apoio dentro das salas de aula, contribuindo com o desenvolvimento dos alunos. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »