07/02/2019 às 11h52min - Atualizada em 07/02/2019 às 11h52min

Terrenos privados “tomados” pelo mato preocupa a população siqueirense

Isaele Machado - JCN
Isaele Machado/ JCN
O número de terrenos baldios em Siqueira Campos é extravagante, a maioria dos loteamentos privados estão se tornando locais propícios para proliferação do mosquito Aedes Aegypti (transmissor da Dengue, Chikungunya, Zica e Febre Amarela), além de serem criadouros de animais peçonhentos como aranhas, escorpiões, cobras e outros.
Os proprietários estão sujeitos a possível multa caso não limpem os terrenos que oferecem risco aos siqueirenses, porém as normas parecem não estarem sendo cumpridas pelos responsáveis.
Durante uma breve averiguação do JCN pelos bairros da cidade, foi possível constatar que a maioria dos terrenos são muito próximos a residências, deixando os moradores vulneráveis à infestação de “pragas”.
Além da infestação de animais peçonhentos, o tempo seco com poucas chuvas também é outro problema com relação aos terrenos baldios, que podem se tornar focos de incêndio, seja provocado ou não.
Até o fechamento desta matéria nossa equipe não conseguiu contato com os proprietários dos terrenos.

Limpeza na cidade
Se por um lado os terrenos privados estão necessitando de limpeza, que é de competência do proprietário, os pertencentes a prefeitura estão sendo limpos com frequência segundo o Prefeito Luiz Henrique Germano.
O Departamento de Obras está efetuando limpeza nos terrenos e recolhimento de entulhos na área central e em outros bairros da cidade. A dica é para que as pessoas que tenham algum tipo de entulho a ser recolhido liguem no Departamento de Obras, pois dará mais agilidade aos trabalhos. Limpeza de terrenos da prefeitura também estão sendo feitos.
 
Lixo no rio
O lixo doméstico despejado no rio que corta a cidade – Ribeirão da Fartura, não é novidade. Este rio vem sendo cenário de debate nos últimos dez anos, devido à poluição causada por ligações clandestinas de esgoto, lixo doméstico e até animais mortos já foram encontrados no local.
 Segundo informações as ligações clandestinas são de competência da Companhia de Saneamento do Paraná – SANEPAR e também dos moradores, quanto a outros dejetos lançados no rio é de competência do próprio cidadão. O mau cheiro se alastra nas proximidades do rio em dias quentes.
O JCN foi até as margens do rio para confirmar a veracidade da denúncia e constatou que de fato várias sacolas plásticas contendo lixo doméstico estão sendo dispensadas no local. Mesmo com o amplo trabalho de conscientização realizado pela mídia local, o problema com o lixo no rio parece ter se tornado uma “mania” deplorável de alguns cidadãos.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »