05/02/2019 às 14h26min - Atualizada em 05/02/2019 às 14h26min

Prefeito Germano cobra soluções para falta de água em Siqueira Campos e é atendido

Isaele Machado - JCN
Arquivo pessoal
A falta de água no município de Siqueira Campos está se tornado rotineira, uma vez que o rio que abastece a cidade está praticamente seco.
O JCN esteve na Estação de Captação de Água da Sanepar em Siqueira Campos, onde foi possível constatar uma baixa considerável do nível do rio, quase seco.
Desde o dia 10 de janeiro iniciou-se em Siqueira Campos um sistema de rodízio de água, que funciona quando a água é suspensa de determinados bairros por um período e liberada em outros, com objetivo de manter a cidade abastecida. Na área central da cidade e em Bairros como a Vila Nova já foi feito o rodizio.
Preocupado com a falta de água no município de Siqueira Campos, o Prefeito Luiz Henrique Gemano enviou um oficio a Sanepar solicitando providencias para escassez de água na cidade. Sem demora Gemano obteve resposta, a companhia informou que na próxima sexta-feira (08) irá viabilizar dois poços artesianos, de modo que atenda a demanda.
A Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, orienta que o volume de água reservado para uso doméstico deve ser, no mínimo, o necessário para 24 horas de consumo normal, sem considerar o volume de água para combate a incêndio. No caso de residência de pequeno tamanho recomenda-se que a reserva mínima seja de 500 litros.
A recomendação é que a água seja utilizada prioritariamente na alimentação e higiene pessoal. As limpezas pesadas, lavagens de veículos, calçadas, fachadas e a irrigação de hortas e jardins são atividades que devem ser adiadas até que a situação volte à normalidade. 
Investimentos em Siqueira Campos
No inicio de 2018 a Sanepar realizou um evento na Estação de Tratamento de Água em Siqueira Campos, que foi totalmente revitalizada. Na cidade, a Sanepar está investindo R$ 5,5 milhões, com a operacionalização de um poço de 30 mil litros/hora, a instalação de um reservatório de 60 mil litros para o Bairro Nações, um de 100 mil litros para atender os moradores do Nascente do Sol e de outro, também de 100 mil litros, no Jardim Planalto (obra em execução). Na área de esgotamento sanitário, são 9,9 km de rede, que vão atender 898 famílias.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »