29/01/2019 às 15h36min - Atualizada em 29/01/2019 às 15h36min

S.O.S. verão: quais as recomendações para a pele e cabelos?

adrianavilarinho.blogosfera.uol.com.br - Adriana Vilarinho
Com a exposição solar, água salgada, areia e piscinas tratadas com cloro nosso cabelo no verão fica muitas vezes danificado, armado e sem brilho. Isso significa que antes de tentar manter no cabelo ondas saudáveis é preciso hidratar e revitalizá-lo, se quisermos ter o resultado desejado.
 
Recomendamos começar aplicando uma máscara capilar ao menos uma vez por semana – cabelos muito danificados vão precisar de duas a três vezes mais –,dando preferência aos produtos contendo óleos essenciais, glicerina ou manteiga vegetal, conforme a orientação de seu Dermatologista.
 
Troque seu shampoo e condicionador de uso regular por opções hidratantes e prefira aqueles que contenham filtro solar na fórmula, pois mesmo enxaguando o produto, o cabelo fica mais protegido do sol nas próximas 24 horas.
 
Outra recomendação é finalizar o tratamento com um óleo capilar ou sérum diretamente nas pontas ou misturado ao seu leave in de escolha – as cutículas abertas do cabelo agradecem.
 
A proteção solar também é fundamental para o rosto e todo o corpo, já que os raios UV são responsáveis por estimular a produção de radicais livres nos queratinócitos, que são as principais células da pele. Mas o que podemos fazer para evitar que isso aconteça além de seguir aquele velho mantra dos Dermatologistas: "Use filtro solar!" ?
 
O uso de produtos tópicos com fatores antioxidantes colabora no combate da ação dessas moléculas danosas – os radicais livres –atuando assim na prevenção do envelhecimento da pele e na formação de rugas. Uma série de componentes presentes em diversos tipos de produtos disponíveis no mercado já são usados com esse propósito: a coenzima Q10, o resveratrol e o ácido ferúlico, sendo a vitamina C um dos mais utilizados atualmente.
 
Com a orientação do Dermatologista para o uso dos produtos indicados para seu fototipo e direcionados para a recuperação de sua pele do rosto e cabelos será possível atenuar os efeitos danosos do verão e assim manter-se mais saudável para aproveitar essa estação.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »