17/01/2019 às 15h02min - Atualizada em 17/01/2019 às 15h02min

"Mudei hábitos quando mais nenhuma calça passava do joelho e perdi 40 kg"

vivabem.uol.com.br - Priscila Carvalho
Imagem: Arquivo pessoal
Ana Luiza Mori, 29 anos, chegou a pesar 120 kg, mas nunca se preocupou muito com a balança. Ela só decidiu emagrecer após ficar frustrada por não encontrar mais roupas que cabiam em seu corpo. A seguir, conta como conseguiu:
 
"Meus problemas com a balança começaram quando fui morar no exterior, aos 17 anos. Ganhei muitos quilos e, desde então, fiquei no famoso efeito sanfona. Mas nunca tive problemas por ser gordinha. 
 
Os anos se passaram, eu me casei e, após voltar de uma viagem de férias com meu marido, todas as fotos me deixaram triste. Minha aparência já não me agradava e começou a me preocupar. Não encontrava nenhuma roupa que cabia e ficava bonita no corpo.
 

Arquivo pessoal

Arquivo pessoal


Imagem: Arquivo pessoal
 
Uma vez, estava em uma loja experimentando calças e nenhuma passou do meu joelho. Chorei muito dentro do provador. Nessa época, cheguei a pesar 120 kg e vi que algo não estava certo. Apesar de ainda não possuir problemas de saúde, poderia ter complicações no futuro.
 
Eu não tinha disciplina para comer e minhas refeições não eram nada saudáveis: três vezes por semana ia em uma rede de fast-food. Os doces estavam presentes em minha dieta de sexta a domingo. Era uma maratona de guloseimas. 
 
Tinha o paladar infantil e toda vez que tentava fazer dieta era um fracasso, principalmente porque tentava algumas muito restritivas. Lembro-me que uma vez embarquei em uma que só podia comer melancia a semana inteira. Até emagreci, mas depois engordei tudo de novo.
 
Pensei que a melhor saída era fazer bariátrica, porque era sedentária e comia muito mal. Não acreditava que conseguiria emagrecer naturalmente. Mas meu esposo foi totalmente contra a cirurgia e me incentivou a fazer exercícios e melhorar minha alimentação.
 
“O apoio do meu marido foi essencial para eu ter forças e manter o foco durante o processo de emagrecimento.”
 
Arquivo pessoal

Arquivo pessoal


Imagem: Arquivo pessoal
 
Depois de muitas frustrações, resolvi que ia perder peso de forma saudável. Fiz matrícula em uma aula de spinning e marquei consulta com uma nutricionista, que me orientou a como me alimentar de forma correta. 
 
Não há muito segredo para perder peso. É preciso ter força de vontade para resistir às tentações e comer bem. Passei a consumir mais legumes e saladas e parei com as massas, doces e lanches e lanches. Ver a cada semana os resultados na balança me motivou a seguir fazendo tudo corretamente e, depois de 11 meses, consegui eliminar 33 kg.
 
Eu me matriculei na musculação e continuei mantendo o foco até conseguir eliminar 40 kg, o que consegui um ano e meio após minha grande mudança de hábitos.
 

Arquivo pessoal

Arquivo pessoal


Imagem: Arquivo pessoal
 
Hoje, o exercício e a alimentação saudável fazem parte da minha rotina, estão naturalmente presentes em minha vida e não exigem um esforço anormal. Quando tenho vontade comer algo "gordo", faço isso sem culpa, mas não todo dia e maneiro sempre nas quantidades. 
 
Eu me sinto muito bem fisicamente, comecei a fazer crossfit e agora peso cerca de 80 kg. Não me cobro tanto em relação à beleza, mas sei que a atividade física e a dieta são importantes para minha saúde --e prezo muito por ela."



Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »