17/01/2019 às 14h49min - Atualizada em 17/01/2019 às 14h49min

Muitas são as crianças que, por razões diversas, podem apresentar limitações em seu processo de aprendizagem.

Porém, fica sempre a pergunta se estamos diante de um verdadeiro distúrbio, mais persistente, ou de uma dificuldade comum, que pode ser passageira.

Fernanda Mônica S. Garanhani - Psicopedagoga
Nos dias de hoje, os distúrbios de aprendizagem são muito comuns: déficit de atenção, dislexia, hiperatividade, disgrafia e discalculia são alguns dos problemas que crianças podem ter na vida acadêmica.

O déficit de atenção é uma questão de desatenção, na qual a criança não consegue manter o foco em uma coisa e mesmo que esteja quieta, tentando aprender a sua atenção não está naquele lugar.

A discalculia é a dificuldade de aprender tudo o que está relacionado com questões numéricas como operações, conceitos e aplicação da matemática.

A disgrafia, é a dificuldade de aprender e desenvolver as habilidades de linguagem escrita, uso incorreto de letras minúsculas e maiúsculas, alinhamento incorreto, etc. É um transtorno específico, que muitas vezes acompanha a dislexia.

A hiperatividade é quando a criança não consegue se concentrar com muita facilidade, principalmente se o conteúdo não for tão interessante para ela. Além disso, quer realizar várias tarefas ao mesmo tempo. O hiperativo pode ser muito agitado ou distraído.

É importante dizer que transtorno e dificuldade de aprender são coisas distintas, procure um diagnóstico clínico. Quando se confunde transtorno e dificuldade sérios problemas podem surgir de forma negativa na vida da criança.
Para todos esses casos há tratamentos adequados, cujo objetivo é o de desenvolver a habilidade de aprendizado da criança e minimizar, de forma considerável, o distúrbio que a prejudica em sua vida acadêmica.

O profissional especializado para diagnosticar problemas durante a vida acadêmica, no processo de aprendizagem do aluno, é o psicopedagogo. Ele pode ajudar a ver qual o distúrbio exato que há com a criança sem contar que ajuda no processo de desenvolvimento da vida escolar e melhoramento do problema que houver.

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