10/01/2019 às 12h09min - Atualizada em 10/01/2019 às 12h09min

Vereadores fecharam 2018 com 59 indicações e 60 Projetos de Lei apresentados, a maioria aprovados

Isaele Machado - JCN
JCN

Durante o ano de 2018 os vereadores da Câmara Municipal de Siqueira Campos apresentaram 23 requerimentos, 59 indicações, 10 moções, 60 projetos de lei. Quanto aos Projetos de Lei, 42 de autoria do Poder Executivo foram aprovados e há 9 em tramitação, outros 6 são de autoria do vereador Jean Carlos Rocha,1 do vereador Márcio Junior, 1 do vereador Cirineu e 1 do vereador Rodrigo Garanhani

Foram apresentados 6 requerimentos pelo vereador Márcio Junior Carvalho, 14 pelo vereador Paulo Cesar Leite dos Santos, 1 pelo vereador Osvaldo Raimundo Filho e 2 pelo vereador Mauro Leite, totalizando 23 requerimentos durante o anos.

Já as indicações somaram 59, sendo 5 do vereador Cireneu Domingues Coutinho, 7 do vereador Rodrigo Garanhani, 1 do vereador Jean Rocha, 2 do vereador Mauro Leite, 18 do Vereador Osvaldo Raimundo, 7 do Paulão, 9 do vereador Marcos Adriano dos Reis, 9 do vereador Márcio e 1 do vereador Manoel Estevam Velasque.

Quanto aos Projetos de Lei foram apresentados 60, sendo 1 do vereador Cirineu, 1 do vereador Rodrigo, 1 do vereador Márcio, 6 do vereador Jean e 51 de autoria do Poder Executivo.

Diversas foram as indicações apresentadas durante o ano visando benefícios para população siqueirenses, entre as principais reivindicações estão melhorias na infraestrutura e saúde pública.

 

INDICAÇÕES APRESENTADAS

Marquinho solicita melhorias em ruas da cidade

O Marcos Adriano dos Reis solicitou ao Poder Executivo e ao Departamento de Obras para que fosse efetuada operação tapa buraco na Rua Minas Gerais. Segundo ele seria pedido dos moradores da Rua Minas Gerais e população que faz uso da via, tendo em vista as fortes chuvas danificaram trechos da rua, necessitando manutenção e uma operação tapa buracos.
Marquinho também solicitou providencias na reforma do muro da Escola Municipal Joaquim Urias de Souza, no bairro Saltinho. Ele disse que era um pedido das mães de alunos, que estavam preocupadas com a segurança das crianças, visto que existem falhas no muro, por onde algumas delas poderiam sair. “Visando dar mais segurança e conforto aos alunos, é que solicitamos ao Executivo que seja realizada a reforma no muro da Escola Municipal Joaquim Urias de Souza, no bairro Saltinho”, explicou.
Entre suas indicações, Marquinho solicitou a manutenção da Rua Vereador Manoel Barbosa no Bairro Boa Vista, principalmente o trecho compreendido entre a Rua Rio Grande do Sul e Avenida Joaquim Antônio de Carvalho. “Este é um pedido dos moradores próximos ao local, e também motoristas que rotineiramente utilizam dessa importante via. Partes do pavimento feito com lajotas, está intransitável, com muitas imperfeições no leito da rua, necessitando de um operação de manutenção urgente”, justificou.

Para dar mais comodidade às gestantes, o vereador Marquinhos pediu ao Poder Executivo viabilize a locação do prédio que abrigava o CIRETRAN para instalação dos atendimentos do programa "Mãezinha Feliz”.

Sendo um pedido dos moradores da Rua Fraternidade, no Bairro Nascente do Sol, o vereador solicitou ao Poder Executivo e ao Departamento de Obras para que fosse efetuada operação tapa buraco na citada rua.

Outra indicação importante do vereador Marquinho é com relação à melhoria nas estradas rurais, como por exemplo, patrolagem e cascalhamento da estrada rural entre os bairros São Lucas e Guabiroba, mais precisamente próximo a propriedade do Sr. José Carlos Altino. De acordo com o vereador o cascalho foi aplicado há muito tempo e já foi todo retirado pelas águas das chuvas. São inúmeras famílias que utilizam a estrada diariamente, para uso pessoal e escoamento da produção agropecuária.

Marquinho pediu a manutenção e limpeza, da Rua Flor de Lis, nas proximidades do Cemitério Municipal, bem como construção de portão no acesso ao Cemitério ao final da rua.

 
Vardo foca em patrolhagem e cascalhamento de estradas rurais de Siqueira Campos
O vereador Osvaldo Raimundo Filho, autor de 18 indicações, solicitou ao Poder Executivo a compra de mais dois ônibus para atendimento da Linha de transporte do trabalhador, pediu instalação com urgência da proteção das laterais da ponte do Rio do Macaco, solicitou operação de manutenção da Rua Teresina, na Vila Operária.  
Vardo, como é conhecido o vereador, também solicitou a reforma da proteção da lateral da ponte da Rua Piauí. Segundo ele é um pedido dos moradores da região da baixada e Vila Operária, e todos que utilizam rotineiramente da ponte na Rua Piauí, que liga o bairro do Centro a Vila Operária.

Patrolagem e Cascalhamento também foram pautas do vereador, que pediu que o serviço fosse executado na estrada do Bairro Rural - Ribeirão da Fartura. Ele pediu que o Departamento de Obras, colocasse ao menos 05 a 10 caminhões de cascalhos. Os moradores estariam com dificuldades para levar as crianças para o ponto de ônibus para irem a Escola, pois o cascalhamento que foi realizado parou a cerca de 1,5 Km do local.

Um assunto que vem sendo debatido pela população siqueirense também foi abordado por Vardo na Câmara de Vereadores, pois ele solicitou que o Poder Executivo por meio do Departamento de obras construísse uma lombada na Rua Rio Grande do Norte. Como justificativa ele disse que com a pavimentação asfáltica da Rua Rio Grande do Norte, e já antes desta, vem ocorrendo inúmeros casos de excesso de velocidade na via, carros e ônibus passando em alta velocidade, atropelamento de vários animais de estimação (gatos e cachorros), por imprudência dos motoristas, colocando a integridade física de muito moradores em risco, principalmente idosos e crianças. “Assim antes que o pior aconteça, como um atropelamento de pessoas, seria muito importante construir lombadas em pontos estratégicos para que a velocidade dos veículos diminuísse e com isso gerando menores riscos aos moradores do referido local”, explicou o vereador.

Vardo também pediu manutenção no Sistema de abastecimento de água no Bairro de Barbosas, manutenção no Posto de Saúde do Bairro de Barbosas, contratação de 2 (dois) vigias para atuar durante o período noturno no Cemitério Municipal, melhorias para a Vila Rural da Esperança, abertura do Museu Municipal no período noturno e transfira o evento Feira da Lua, que se realiza toda sexta-feira, em frente à Prefeitura Municipal, para as dependências da antiga rodoviária.

O vereador pediu a manutenção da rede pluvial em parte da Rua Altibano Barbarine no Jardim Alphaville, solicitou que através do Departamento de Meio Ambiente, verifique o despejo de esgoto no Ribeirão, próximo a Rua Altibano Barbarine no Jardim Alphaville, e tome as devidas providências, patrolagem e cascalhamento da estrada rural que sai do Bairro Ribeirão da Fartura, em direção ao Barrocão, reforma da ponte que liga Vila Kalup ao Jardim Ambiental, bem como manutenção de trecho da Rua Benjamin Constant, nas proximidades da ponte. Este é um pedido dos moradores, que tanto a rua, quanto a Ponte se encontra em estado precário de conservação, vários trechos da rua, com buracos e poças de água (Vide foto), que nessa época de calor e fortes chuvas, contribuem como focos do mosquito da dengue. Também destacamos, a necessidade urgente de reforma da ponte, que liga os bairros Vila Kalup (bairro da gruta) ao Jardim Ambiental.

 

Paulão apresentou indicações variadas indo de encontro com a necessidade da população siqueirense

Já o vereador Paulo Leite dos Santos – Paulão,  apresentou indicações gerais, abrangendo várias áreas em que a população siqueirense mais necessita. Entre as indicações apresentadas está a solicitação para que o Poder Executivo encaminhe a Câmara de Vereadores projeto de lei alterando o Código de Posturas do município, incluindo o seguinte artigo: Fica obrigatório aos donos de terrenos não habitados, colocação de placa com nome e telefone. “Tal matéria vem sendo aplicada em várias cidades e o indicativo é positivo nesses municípios; seria uma tentativa para melhorarmos o zelo com a limpeza de terrenos desocupados em nossa cidade”, explicou

Paulão também pediu adequações necessárias de acessibilidade para cadeirantes nas Escolas Municipais do Município, em especial na Escola Municipal José Afonso.

Solicitou que o Poder Executivo juntamente com a empresa responsável pela coleta de lixo, volte com urgência a fazer a coleta dos resíduos têxteis nas confecções de Siqueira Campos. O vereador pediu o manilhamento ao lado do muro dentro do pátio da Garagem Municipal, divisa com a residência do Sr. Manoel Barbosa e Silva Jr. (Maneco da Gráfica). Solicitou ao Executivo que adote medidas para adequar o Código Tributário para realizar a cobrança do ISS sobre compras no cartão, revertendo mais receita para o município.

Esteve na pauta de Paulão assuntos relacionados à  saúde, bem como: que o Poder Executivo determinasse a criação de protocolo de atendimento no setor de agendamento no Departamento Municipal de Saúde, para quando as pessoas levarem seu encaminhamento para marcar consulta em uma especialidade ou exame, saia do posto com o Protocolo e com o número que estará na fila de espera. “Tal medida se faz necessária pois várias pessoas reclamam que levam seus pedidos até o posto de Saúde e quando vão perguntar como está são surpreendidos com a resposta de que não tem nada anotado no nome delas”, justificou.

Paulão apresentou indicação para que o Poder Executivo edite decreto estabelecendo quais empresas devem possuir parecer prévio do Corpo de Bombeiros para emissão de alvará de funcionamento.

 

Márcio apresentou indicações solicitando readequação de estradas e sinalização

O vereador Marcio Junior Carvalho solicitou que o Poder Executivo, através do Departamento de Obras realizasse readequação de estradas do Bairro Gramado de Cima, também pediu que as lâmpadas e luminárias atuais que fossem substituídas nas vias principais do município, fossem instaladas nos bairros que possuem iluminação fraca ou precária,

Pediu a construção de um muro no entorno do Posto de Saúde do Bairro Guabiroba, sendo um pedido que tem por objetivo dar maior segurança para o Patrimônio Público Municipal, bem como para as pessoas que lá trabalham e todos que são atendidos naquela unidade.

Solicitou que o Poder Executivo realizasse a sinalização horizontal (Linhas Seccionadas, Faixas de Pedestres, limites de estacionamento, etc.) da Rua Rio Grande do Sul, pediu viabilização na licitação para a instalação de placas denominativas de ruas em nossa cidade, ou se possível, celebrar uma parceria com a iniciativa privada para esse fim.

Márcio sugeriu readequação da estrada principal do Bairro Água da Figueira - Distrito da Alemoa, reforma ou construção de uma nova Ponte de acesso ao Bairro dos Freitas, readequação de estradas do Bairro Gramado de Baixo.

 

Maurão pede reforço na iluminação pública

O vereador Mauro Leite dos Santos solicitou ao Poder Executivo melhoria e reforço na iluminação pública na Vila Rural Wilson Fontanelli e proximidades, segundo ele é um pedido de moradores da Vila Rural Wilson Fontanelli e de Barbosas, para que o Poder Executivo proceda a melhoria e reforço na iluminação pública e até instalação de rede de iluminação em alguns locais. O vereador também solicitou o calçamento com pedra irregular, do trecho de via que liga o Residencial Palmonari até a Área Industrial I, próximo a empresa Pro Tork

 

Vereador Rodrigo pede melhorias na Alemoa

Entre as pautas do vereador Rodrigo Ferreira da Silva Garanhani, esteve a construção de um refeitório para o CMEI do Distrito da Alemoa. De acordo com ele, se faz necessário a construção de um refeitório para o CMEI do Distrito da Alemoa, que até o momento não possui um espaço adequado para que as crianças realizem suas refeições diárias, tornando difícil a organização no período do lanche, pois se espalham pelo pátio e não fazem a refeição corretamente.

Rodrigo também pediu ao Poder Executivo a substituição das lâmpadas brancas por amarelas, na iluminação pública da Rua Felício Montanha, Vila Santa Isabel.

Pediu a construção de lombada na Rua Siqueira Campos, no Distrito da Alemoa, operação “tapa buraco” na Rua das Dálias (Jardim Planalto) e posterior recape da via,  perfuração de um poço artesiano e revisão da rede de fornecimento de água, no Distrito da Alemoa.
Rodrigo apresentou indicação para que fosse feita manutenção e cascalhamento da Rua Xavantes, localizada no Distrito da Alemoa. Segundo ele é um pedido dos moradores da Rua Xavantes, no Distrito da Alemoa, que solicitam a manutenção da rua urgentemente, com cascalhamento ou empedramento, pois com o estado de conservação da rua é precário, com muitos buracos e imperfeições, que em dias de chuvas, acumulam muita água e lama, dificultando e muito a trafegabilidade do local.

Jean solicita lombada na Rua Nossa Senhora de Fátima

O vereador Jean Carlos Rocha solicitou a instalação de uma lombada na Rua Nossa Senhora de Fatima, próximo a esquina com a Rua Pará. Os moradores do local relataram que muitos motoristas estariam abusando da velocidade, gerando risco aos pedestres e de acidentes entre veículos. Essa situação de abuso da velocidade ficou evidenciada, principalmente, após a efetivação da mão única, com o binário da Rua Nossa Senhora de Fátima e Rua Rio Grande do Sul, e após o asfaltamento da via, o fluxo de veículos aumentou, justificando a necessidade de redutores na rua.

 

 

 

Professor Cirineu solicitou término de calçamentos

O Cirineu Domingues Coutinho pediu que o Poder Executivo, promovesse um estudo para que através do Departamento de Meio Ambiente, utilize recursos provenientes do Fundo Municipal de Meio Ambiente (FMMA) para manutenção e melhoramento do Viveiro de Mudas Municipal. Na mesma ocasião solicitou que o Executivo proceda em convênio com os moradores, o término do calçamento das vias restantes do loteamento de Cláudio Bordignon, no Jardim Ferroviário. Bem como parceria com os moradores, o calçamento da continuação da Rua Frei Belino Maria, bairro Bom Jesus

Cirineu também solicitou cascalhamento da estrada próxima ao aeroporto que dá acesso aos Bairros Taquara Branca e Água Fria.

 

Indicação conjunta de vereadores pede reforma de quadra de esportes

Os vereadores Marcos Adriano dos Reis, Mauro Leite dos Santos e Paulo César Leite dos Santos, solicitaram a reforma da Quadra de Esportes do Bairro Bural de Barbosas. Segundo eles é um pedido dos moradores do bairro, e principalmente da juventude, pois a reforma, irá viabilizar o melhor uso da quadra, desenvolvendo a prática esportiva no bairro e outros bairros vizinhos.

 
Foram apresentados vários requerimentos, a maioria aprovados
O Paulo Cesar Leite dos Santos, apresentou requerimento para que o Poder Executivo cumprisse imediatamente o Art. 165 da Lei Orgânica Municipal, que trata das eleições para Diretores de Escolas Municipais.  Outro requerimento de autoria do vereador solicita ao Poder Executivo que envie para a Câmara a nova prática adotada pela Administração Municipal, para o pagamento de férias aos servidores municipais, bem como a recomendação do Tribunal de Contas para ser seguida

Paulão pediu ao Poder Executivo, através do Departamento de Saúde, informações de como está funcionando o agendamento de fisioterapia e número de vagas no município,.

Através do Departamento de Saúde, Paulão solicitou informações sobre quantos pacientes estão na fila de espera para consulta com Neuropediatra no município.

O vereador pediu para que o Executivo que enviasse para a Câmara cópia de todas as notas fiscais, referente aos contratos de fornecimento de autopeças para a frota municipal (Veículos leves, pesados, Máquinas e Equipamentos), do mês de janeiro de 2018 até outubro de 2018. Tendo em vista a função da vereança de fiscalizar, e ainda como forma de dar transparência da gestão a população é que justificamos tal pedido. ,

Paulão pediu informações sobre o valor gasto com locação de máquinas, nos períodos de Janeiro a Dezembro de 2017, e entre Janeiro e Abril de 2018, também requereu informações ao Poder Executivo a respeito da Academia da Melhor Idade, pediu explicações referente a reclamação relatada por cidadão siqueirense, relativo ao agendamento de cardiologista no Posto de Saúde.

Foram vários requerimentos apresentados por Paulão, ele ainda solicitou informações sobre o Departamento Municipal de Saúde em relação aos atendimentos odontológicos, pediu que o Poder Executivo encaminhasse à Câmara de Vereadores cópia da Licitação em que foi vencedora a empresa Med Wuicik Serviços Médicos S/S Ltda - ME, bem como cópia do contrato em que a empresa foi vencedora. O vereador apresentou requerimento solicitando informações sobre a possibilidade da Diretora da Escola Municipal São Francisco de Assis, Irmã Erica Moura dos Santos receber a mesma remuneração das diretoras das escolas municipais, levando em consideração que exerce a mesma função,

Outros requerimentos de autoria do vereador foram aprovados.

O vereador Marcio apresentou requerimento ao Poder Executivo para que informasse a Câmara Municipal como está o andamento de cada um dos recursos destinados pelo Estado, conforme ofício informativo 368 do dia 20 de março de 2018. Ele também pediu que o Executivo repassasse a Câmara Municipal algumas informações referentes à construção das futuras instalações do CMEI “Nascente do Sol”.

Márcio também solicitou que fossem tomadas as medidas cabíveis em relação à empresa responsável pela coleta do lixo, para que cumpra o Contrato 214/2015, de acordo com a licitação de Concorrência Pública 01/2015 e Termo de Referência, coletando os resíduos orgânicos e rejeitos de todas as ruas do município.

O vereador requereu ao Departamento Municipal de Saúde, informações sobre gastos e investimentos nas Unidades Básicas de Saúde do município. “Este requerimento foi apresentado em atendimento à solicitação de Agentes Comunitárias de Saúde, no qual solicita que seja apresentado pelo Departamento Municipal de Saúde para Câmara Municipal, cópias de extratos bancários, relação de gastos e investimentos, referente a infraestrutura das Unidades Básicas de Saúde, bem como: número do CNPJ e pagamento a todas as empresas ou prestadoras de serviços custeadas com recursos do PEMAQ, mediante licitação. E por fim a relação de nomes de cada estabelecimento da atenção básica que adquiriram o mesmo, sendo os valores apresentados exatos ao site oficial do Fundo Nacional de Saúde, e ao Fundo Municipal de Saúde”, explicou

O Mauro Leite dos Santos requereu que o Poder Executivo que enviasse para a Câmara relação contendo informações sobre os contratos que estavam em vigor para fornecimento de autopeças para a frota municipal, contendo nome dos fornecedores, valores dos contratos, e montante gasto com cada fornecedor durante este ano de 2018.

Osvaldo Raimundo Filho requereu ao Departamento Municipal de Saúde informações sobre a possibilidade do município disponibilizar veículo da saúde e motorista para uso dos médicos e enfermeiras do PSF da Vila Operária, bem como, mais um médico para atuar neste posto de saúde.

A Mesa Diretora 2017-2018 também apresentou requerimento solicitando informações detalhadas a respeito da folha de pagamento da Prefeitura, exercícios 2017/2018. Este é um questionamento trazido por esta categoria de servidores, que têm sofrido cortes salarias e mudanças em seus rendimentos, frente as dificuldades financeiras que nosso município enfrenta, para dar subsídios a um estudo mais aprofundado sobre o assunto é que justificamos tal pedido

 

Moções

Vereador Márcio Junior

 Vereador Márcio Junior Carvalho parabenizou a Escola Antônio Paulo de Souza, a APAE de Siqueira Campos, por ter seu trabalho reconhecido pela SEED – Secretaria de Estado da Educação, através do método TEACCH, o qual foi usado como referência para todas as escolas especiais do Paraná, na última semana pedagógica em Julho 2018.

“Já é notório que o trabalho da Escola Antônio Paulo de Souza, a APAE de Siqueira Campos, é feito com excelência, muito profissionalismo e dedicação por parte de seus colaboradores. Além de obterem ótimos resultados nas partes pedagógica, clínica, assistencial, motivacional, nas artes, no esporte, entre outros aspectos, a APAE teve mais um motivo para orgulhar nosso município: seu trabalho foi reconhecido e utilizado pela Secretaria de Estado da Educação, na última semana pedagógica (Julho 2018), para todas as escolas especiais do Paraná. A SEED avaliou o sucesso da aplicação nessa entidade do método TEACCH para alunos autistas, com deficiência intelectual ou com déficits na comunicação. TEACCH é a abreviatura em inglês que traduzindo ao português quer dizer: Tratamento e Educação de Crianças Autistas e Deficientes em Comunicação. Vale destacar que esse método já foi trabalhado por inúmeros profissionais da entidade e que todos os colaboradores da escola participam direta ou indiretamente deste sucesso. Nossa APAE utiliza o método TEACCH desde 1994, sendo a precursora no Paraná. A escola recebe constantemente estagiários e professores de inúmeras cidades dos estados do Paraná e São Paulo, os quais vem para conhecer e aprender como trabalhar o método em suas unidades educacionais. Desta forma, os parabenizamos e com isso estendemos nossas congratulações à presidência e sua equipe, a Direção, professores, funcionários, equipe pedagógica, profissionais da saúde, aos alunos e a todos os demais colaboradores desta entidade que contribuem para o sucesso constante deste método e da escola como um todo”, parabenizou.

 

Paulo Cesar Leite dos Santos

O vereador Paulo Cesar Leite dos Santos parabenizou a Igreja Evangélica Congregacional de Siqueira Campos pelos seus 90 anos. É com grande satisfação, que parabenizamos a Igreja Evangélica Congregacional, na pessoa do Pastor Antônio Jackson Rodrigues, pelos seus 90 anos de história no município de Siqueira Campos, que foram celebrados nos dias 28 e 29 de abril de 2018. Igreja que sempre tem buscado pregar os ensinamentos de Jesus Cristo, desenvolvendo a fé e religiosidade de nosso povo, trilhando o caminho de bem, da acolhida, da generosidade, do amor ao próximo e do respeito aos ensinamentos bíblicos. Por todo o exposto, é mais do que justo parabenizarmos a Igreja Evangélica Congregacional de Siqueira Campos, por seus 90 anos de história na cidade e registrarmos nossos agradecimentos e da comunidade siqueirense por todo trabalho desenvolvido durante todo esse tempo, através desta Moção de Congratulações. Outra moção do vereador parabeniza aos Professores da rede municipal de ensino de Siqueira Campos pelos excelentes resultados obtidos no IDGM (Indicadores de Desempenho da Gestão Municipal), disponibilizado pelo Tribunal de Contas do Estado, no mês de maio.

O vereador também parabenizou os Policiais Militares: Tenente Lúcio da Silva Dziuba, Sargento Fábio José de Lima, Soldado Éder Rogério dos Santos e Soldado Wilson Fontanelli Neto, pelo brilhante trabalho prestado em nosso Município junto ao projeto “Polícia Mirim”. “É com grande satisfação, que parabenizamos aos Policiais Militares: Tenente Lúcio da Silva Dziuba, Sargento Fábio José de Lima, Soldado Éder Rogério dos Santos e Soldado Wilson Fontanelli Neto, em virtude do brilhante trabalho que têm prestado em nosso Município, junto ao projeto “Polícia Mirim”, o qual vem sendo referência em nossa cidade e região, com o intuito de tirar os adolescentes das ruas e ensinar valores, disciplina e civismo. Por todo o exposto, é mais do que justo parabenizarmos aos Policiais Militares, e estendendo a todos que de um forma ou outra participam desse belíssimo projeto, assim registrarmos nossos agradecimentos e da comunidade siqueirense por todo trabalho desenvolvido com estes jovens, através desta Moção de Congratulações”, se expressou.

Rodrigo Ferreira da Silva Garanhani

O vereador parabenizou o Colégio Estadual Sagrada Família de Siqueira Campos, pela seleção do projeto com o tema “TORNAR OBRIGATÓRIA A INSTALAÇÃO DE SISTEMAS DE GERAÇÃO DE ENERGIA LIMPA E SUSTENTÁVEL EM ESCOLAS DO PARANÁ”, do estudante Victor Manoel Coutinho Zanine, sob a orientação da professora Silvia Carla Campos Carpanezi, no programa “Geração Atitude”.

“Já é notório que o trabalho do Colégio Estadual Sagrada Família – CEF, é feito com excelência, muito profissionalismo e dedicação por parte de seus colaboradores. O Programa ligado ao Movimento Paraná sem corrupção, tem como principal objetivo apoiar a formação cidadã dos estudantes paranaenses, promovendo a participação social e o protagonismo juvenil. Desenvolvido pelo Ministério Público do Paraná, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, a Assembleia Legislativa do Paraná, o Tribunal de Justiça do Paraná e a Assessoria da Juventude do Governo do Estado, o projeto é levado a estudantes de ensino médio de mais de 160 escolas públicas do Paraná. Desta forma, parabenizamos e estendemos nossas congratulações a toda equipe do CESF, Direção, professores, funcionários, equipe pedagógica e principalmente aos alunos desta escola”, comentou Rodrigo.
Outra Moção de Congratulações apresentada pelo vereador Rodrigo se dirigiu aos karatecas: Derik Cristhian Avanso de Godoi, Emanuela dos Santos, Mateus Costa e Sabrina Costa da Silva, pelo excelente desempenho na Final do Campeonato Paranaense de Karatê 2018, em Cascavel, promovido pela FEKIP (Federação Estadual de Karatê Interestilos do Paraná). O Karatê é uma arte marcial e um esporte, que busca o equilíbrio entre corpo e mente, este esporte tradicionalmente vêm se desenvolvendo e evoluindo em nossa cidade, graças aos esforços de mestres, atletas, projetos do município como o “Karatê Cidadão” e esforços da Associação KANZEN de Siqueira Campos. “É com muita satisfação que parabenizamos aos atletas de karatê, pelo excelente desempenho e conquistas no Campeonato Paranaense de Karatê (2018), promovido pela FEKIP (Federação Estadual de Karatê Interestilos do Paraná), na cidade de Cascavel”, destacou Rodrigo.
O vereador também apresentou moção ao Karateca Miguel Angelo Gentilini pela conquista do 4º lugar no campeonato mundial de karate wado kai que foi realizado nos dias 24 a 26 de agosto 2018, na cidade de Leicester, Inglaterra.
“É com muita satisfação que parabenizamos ao atleta siqueirense Miguel Angelo “BRUCE” Gentilini que conquistou 4º lugar no campeonato mundial de karate wado kai que foi realizado nos dias 24 a 26 de agosto 2018 na cidade de Leicester, Inglaterra. Miguel Gentilini venceu um escocês, um irlandês e na semifinal estava vencendo o atleta da Croácia e veio a sofrer uma torção no joelho que o impossibilitou de continuar pela disputa do tão sonhado ouro. Apesar disso o atleta foi eleito como destaque do evento e em cada luta deu um verdadeiro show de técnica e raça representando assim muito bem a cidade de Siqueira Campos, estado e país. Pelos excelentes resultados alcançados, apresentamos ao atleta e todos que participaram dessa conquista os mais sinceros agradecimentos por representar nosso município neste esporte e desejamos votos de sucesso e brilhantismo”, disse o vereador.

Os vereadores Cirineu Domingues Coutinho, Jean Carlos Rocha, Manoel Estevam Velasque, Márcio Junior Carvalho, Marcos Adriano dos Reis, Mauro Leite dos Santos, Osvaldo Raimundo Filho, Paulo César Leite dos Santos e Rodrigo Ferreira da Silva Garanhani, apresentaram Moção de Pesar à família do Sr. Luciano Batista. “Pelo passamento desta pessoa querida e estimada pelos siqueirense, servidor público da Prefeitura Municipal, que inclusive atuou muitos anos como Secretário e também Diretor dessa Casa de Leis, deixando muitas saudades e amigos, sempre muito alegre, de sorriso fácil, bom companheiro, responsável, prestativo, proativo, fazendo com zelo tudo que lhe era confiado, um ótimo pai de família, um cidadão de bem e atuante, deixou registrada sua marca nesse mundo, fazendo muitos amigos e sendo admirado por todos de nossa cidade. Resta-nos guardar em nossos corações lembranças e recordações, e transmitir nossas condolências à família”, desta forma homenagearam.

Os vereadores Cirineu Domingues Coutinho e Márcio Junior Carnalho, parabenizaram o Professor Manoel Estevam Velasque pelo brilhante trabalho nos 24 anos que esteve na função de Diretor do Colégio Estadual Professor Segismundo Antunes Netto. “Difícil falarmos sobre o Colégio Estadual Professor Segismundo Antunes Netto e não nos lembrarmos da figura do Diretor “Manezão”. São mais de duas décadas de trabalho e dedicação frente a este estabelecimento de ensino que é referência regional e até mesmo estadual, não só pelo número de alunos, mas também por sua estrutura física e qualidade no ensino. E todo esse sucesso tem com toda a certeza a preciosa colaboração do Professor Manoel Estevam Velasque, que nunca mediu esforços para que tudo de melhor acontecesse na vida escolar de seus alunos. Os alunos dirigidos pelo Professor “Manezão”, anualmente foram destaques em conquistas esportivas, sendo elas a nível regional, macrorregional e outras vezes a nível estadual. O diretor sempre foi um grande apoiador do esporte e esteve na maioria das vezes junto dos seus atletas os apoiando, incentivando e até mesmo como treinador da equipe. Acreditamos que esta é uma singela, mais muito justa homenagem a este professor que fez muito por nosso povo, ajudando a educar nossas crianças, jovens e até mesmo adultos que passaram pelo CEPSAN. Pelo seu valioso trabalho “Manezão” se tornou merecedor de tamanha gratidão, e nós vereadores autores desta moção podemos dizer com toda propriedade e conhecimento de causa, pois fomos dirigidos por ele, tanto como alunos, e como educadores neste mesmo estabelecimento de ensino, no qual sabemos o seu valor e qualidade. Desta forma, parabenizamos pela grandiosa contribuição na educação de nosso município, especialmente durante os 24 anos de direção do Colégio Estadual Professor Segismundo Antunes Netto”, se expressaram.

O vereador Cirineu Domingues Coutinho apresentou Moção de Pesar à família da Professora Maria Ribeiro de Oliveira. “Pelo passamento desta pessoa querida e estimada por todos, prestamos solidariedade aos familiares da Senhora Professora Maria Ribeiro que foi professora por muitos anos em nosso município, que dedicou sua vida, com afinco e amor pela educação de nossas crianças e jovens, falecida no dia 09 de dezembro de 2018. Resta-nos guardar em nossos corações lembranças e recordações, e transmitir nossas condolências à família”, homenageou.

Presidente da Câmara
O atual presidente da Câmara é o vereador Manoel Estevam Velasque – Manezão. Com um currículo exemplar na vida pública, inclusive com serviços prestados durante 24 anos frente à Diretoria do Colégio Estadual Professor Segismundo Antunes Netto - CEPSAN, demonstra competência para gerir a Casa Legislativa.
Durante entrevista ao JCN, o vereador comentou que os trabalhos enquanto vereador e presidente da Câmara serão transparentes em seu mandato como sempre foram. Proporcionando acessibilidade e transparência aos atos realizados na Câmara, sempre atendendo o povo siqueirense e respeitando todos os vereadores, oposição ou situação o respeito prevalecerá.
 
 

 

 

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »