10/01/2019 às 11h54min - Atualizada em 10/01/2019 às 11h54min

Valdir Romão diz: “Ainda não foi necessário fazer rodízios de água em Siqueira Campos”, população contradiz

Isaele Machado - JCN
Estação de Captação da Sanepar em Siqueira Campos
A falta de água no município de Siqueira Campos está se tornado rotineira, uma vez que o rio que abastece a cidade está praticamente seco.
O JCN esteve na Estação de Captação de Água da Sanepar em Siqueira Campos, onde foi possível constatar uma baixa considerável do nível do rio, cerca de 60 centímetros abaixo da margem. Crianças e adultos se refrescam tranquilamente nas águas do local, já que o rio está extremamente raso.
Durante a última semana iniciou-se em Siqueira Campos um sistema de rodízio de água, que funciona quando a água é suspensa de determinados bairros por um período e liberada em outros, com objetivo de manter a cidade abastecida. Na área central da cidade e em Bairros como a Vila Nova já foi feito o rodizio.
A Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, orienta que o volume de água reservado para uso doméstico deve ser, no mínimo, o necessário para 24 horas de consumo normal, sem considerar o volume de água para combate a incêndio. No caso de residência de pequeno tamanho recomenda-se que a reserva mínima seja de 500 litros.
A recomendação é que a água seja utilizada prioritariamente na alimentação e higiene pessoal. As limpezas pesadas, lavagens de veículos, calçadas, fachadas e a irrigação de hortas e jardins são atividades que devem ser adiadas até que a situação volte à normalidade.
Nossa equipe de reportagem entrou em contato com o Gerente Regional da Sanepar no Norte Pioneiro– Valdir Romão, que disse que a situação de falta de água em Siqueira Campos está controlada, porém ao ser questionado sobre os rodízios realizados ele informou que ainda não foi necessário, o que contradiz a população siqueirense que de fato estão com as torneiras vazias.
 
Investimentos em Siqueira Campos
No inicio de 2018 a Sanepar realizou um evento na Estação de Tratamento de Água em Siqueira Campos, que foi totalmente revitalizada. Na cidade, a Sanepar está investindo R$ 5,5 milhões, com a operacionalização de um poço de 30 mil litros/hora, a instalação de um reservatório de 60 mil litros para o Bairro Nações, um de 100 mil litros para atender os moradores do Nascente do Sol e de outro, também de 100 mil litros, no Jardim Planalto (obra em execução). Na área de esgotamento sanitário, são 9,9 km de rede, que vão atender 898 famílias.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »