25/07/2017 às 11h30min - Atualizada em 25/07/2017 às 11h30min

Departamento de Agricultura realiza palestra sobre a qualidade do leite

Isaele Machado/Assessorias - JCN
Assessoria
O Dia do Agricultor é comemorado no Brasil, desde 1960, no dia 28 de julho, enquanto que o dia 25 do mesmo mês marca o Dia Internacional do Agricultor Familiar. Na manhã desta terça-feira (25) ocorreu um evento do Departamento de Agricultura de Siqueira Campos onde vários produtores de leite e lideranças locais estiveram presentes, discutindo sobre a qualidade do leite, sendo um tema muito importante já que Siqueira Campos tem um número considerável de produtores.
Segundo Ademir Gonzales - Diretor do Departamento de Agricultura, Abastecimento e Pecuária de Siqueira Campos em breve serão realizadas mais palestras voltadas para outras áreas da agricultura. 
O Brasil é o sexto maior produtor de leite do mundo e cresce a uma taxa anual de 4%, superior à de todos os países que ocupam os primeiros lugares. Respondemos por 66% do volume total de leite produzido nos países que compõem o Mercosul. Pelo faturamento de alguns produtos da indústria brasileira de alimentos na última década, pode-se avaliar a importância relativa do produto lácteo no contexto do agronegócio nacional, registrando 248% de aumento contra 78% de todos os segmentos.  
Além da importância econômica, o leite é um alimento de natural grande valor nutritivo com maior concentração de cálcio, que é essencial para a formação e manutenção dos ossos. As proteínas do leite são completas, propiciando a formação e manutenção dos tecidos. Além da vitamina A, o leite contém vitamina B1, B2 e minerais que favorecem o crescimento e a manutenção de uma vida saudável. A indústria de laticínios tem potencializado o valor nutritivo do produto. Existem no mercado uma série de bebidas lácteas enriquecidas com vitaminas, minerais e ômegas, assim como leites especiais para as pessoas que não conseguem digerir a lactose.
Embora seja essencial para crianças e adolescentes, é um erro pensar que o leite não é importante na fase adulta. Beber dois copos por dia garante uma vida saudável na maturidade e ajuda a evitar problemas na terceira idade. Estudos provam que o seu consumo diário reduz a incidência de osteoporose.
Além da sua importância nutritiva e na economia, o leite desempenha um relevante  papel social, principalmente na geração de empregos. O País tem, hoje, acima de um milhão e cem mil propriedades que exploram leite, ocupando diretamente 3,6 milhões de pessoas. O Agronegócio do leite é responsável por 40% dos postos de trabalho no meio rural. Para ter-se uma ideia mais objetiva do impacto deste setor na nossa economia, a elevação na demanda final por produtos lácteos em um milhão de reais gera 195 empregos permanentes. Este impacto supera o de setores tradicionalmente importantes como o automobilístico, o de construção civil, o siderúrgico e o têxtil. Numa análise retrospectiva, a produção brasileira de leite nos últimos 25 anos    aumentou 150%.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »