14/12/2018 às 11h05min - Atualizada em 14/12/2018 às 11h05min

A Psicopedagogia

Por Fernanda Monica S. Garanhani
Divulgação
A Psicopedagogia é uma ciência que trabalha com a Aprendizagem, ou seja, com o como as pessoas aprendem.
Pensando nisso, a Avaliação Psicopedagógica é um processo que auxilia o entendimento dos processos e mecanismos de aprendizagem da criança ou do adolescente.
A Avaliação Psicopedagógica contempla as potencialidades da criança com relação a habilidades de leitura, de escrita, de cálculo, as habilidades psicomotoras, a vinculação da criança com a  aprendizagem, ou seja, o como a criança aprende, dentre outras.
Quando devo procurar um Psicopedagogo?
Alguns sintomas podem indicar que a criança precisa de ajuda. Vale prestar atenção em alguns sinais como: problemas de articulação da fala, aquisição lenta de vocabulário, falta de interesse em ouvir histórias, dificuldade de seguir rotinas, hiperatividade, atraso no desenvolvimento global, dificuldade de adaptação, inversão de letras, sílabas ou palavras, adição ou emissão de sons, leitura e escrita lenta para a idade, letra ilegível, desorganização geral na folha do caderno por não possuir orientação espacial, falta de concentração, atenção e memória, notas baixas, atraso na entrega de trabalhos escolares, repetência, desmotivação e falta de interesse nos estudos, dificuldade de raciocínio lógico e de aprendizagem em relação aos métodos pedagógicos e no relacionamento familiar.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »