25/07/2017 às 11h09min - Atualizada em 25/07/2017 às 11h09min

Junta Comercial terá novo espaço para o acervo formado desde 1892

AEN Paraná

Os documentos das empresas abertas no Paraná desde a criação da Junta Comercial do Paraná (Jucepar), em 1892, vão ganhar um novo espaço de arquivamento. O presidente da entidade, Ardisson Akel, assinou a escritura de aquisição de um imóvel na rua presidente Carlos Cavalcanti, no centro de Curitiba, que abrigará o Centro de Documentação da Jucepar.

Atualmente, parte dos documentos, que somam cerca de 30 milhões de folhas de papel, está armazenada no subsolo da atual sede da Junta Comercial e o restante em um outro imóvel cedido pelo Governo do Estado no bairro Santa Cândida. O novo prédio, com mais de 1,5 mil metros quadrados, vai abrigar todos os registros, além de ter uma estrutura que permitirá o acesso de pesquisadores e historiadores que precisam fazer buscas no acervo da Jucepar. A expectativa é que a mudança dos arquivos ocorra ainda este ano.

“Por lei, a Junta Comercial precisa assegurar que estes documentos estejam disponíveis, por tempo indefinido, para eventuais consultas requeridas pela Justiça. Por isso era um desafio antigo reunir em um único local, mais adequado, o nosso acervo de documentação”, explica Ardisson Akel.

PRECIOSIDADE - Entre registros, estatutos, atas, alterações, afirma Akel, é possível identificar períodos importantes do desenvolvimento do Paraná. “Os documentos mostram os ciclos da erva-mate, da madeira, do café e do agronegócio no estado. São verdadeiras preciosidades históricas, já que por um bom tempo coube à Junta Comercial o papel de fazer o registro de marcas e patentes”, explica.

Com o novo imóvel, a ideia é fazer o processo de digitalização de 100% do arquivo para facilitar a pesquisa. Os registros a partir de 1995 estão todos digitalizados.

A Jucepar vai contratar a Paraná Edificações para fazer o projeto de restauração e adequação do novo prédio, que já foi uma das sedes da Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar). O imóvel foi adquirido com recursos próprios da Jucepar.

ENTIDADE - A Jucepar é o órgão responsável pelos registros de abertura, alteração e fechamento de empresas no Paraná. Além disso, desde a criação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), desempenha o papel de ser o integrador dos sistemas das instituições reguladoras e licenciadoras das empresas no Paraná, compartilhando e integrando os dados de instituições como Receita Federal, Receita Estadual, Prefeituras, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, entre outros.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »