13/12/2018 às 12h17min - Atualizada em 13/12/2018 às 12h17min

Biblioteca divulga vencedores do Prêmio Paraná de Literatura

AEN
AEN

A Biblioteca Pública do Paraná divulgou na quarta-feira (12) os títulos dos livros vencedores do Prêmio Paraná de Literatura 2018. Em sua quinta edição, o concurso da Secretaria da Cultura do Estado selecionou obras inéditas, de autores de todo o País, em três categorias que homenageiam figuras importantes da literatura paranaense. O júri apontou Kzar Alexander, o Louco de Pelotas, de Lourenço Cazarré (DF), como o melhor romance (prêmio Manoel Carlos Karam). Todos Esse Amor que Inventamos para Nós, de Raimundo Neto (SP), venceu a categoria contos (prêmio Newton Sampaio). E Lição da Matéria, de Daniel Arelli (MG), foi o destaque entre as obras de poesia (prêmio Helena Kolody).

COMISSÃO - Cada autor receberá R$ 30 mil e terá sua obra publicada pela Biblioteca Pública, com tiragem de mil exemplares. A entrega oficial dos prêmios e o lançamento dos livros acontecem na terça-feira (18), em um evento na Biblioteca. Neste ano, a comissão julgadora, formada por nove membros, avaliou 1.852 trabalhos inscritos gratuitamente pela internet entre maio e julho. Carola Saavedra, Luiz Antonio de Assis Brasil e Oscar Nakasato foram os jurados da categoria romance. Ivana Arruda Leite, Andréa Del Fuego e Rodrigo Tadeu Gonçalves escolheram o melhor livro de contos. Marília Garcia, Ricardo Silvestrin e Wilberth Salgueiro analisaram as obras de poesia. A comissão foi presidida por Rogério Pereira, diretor da Biblioteca.

Segundo Pereira, a qualidade dos livros vencedores e o número expressivo de inscrições foram os destaques desta quinta edição do concurso. “Consolidamos nosso sistema online e gratuito de inscrição, adotado em 2017, e tivemos uma participação maciça pelo segundo ano consecutivo”, disse. “Além da quantidade, a diversidade dos trabalhos enviados também foi muito grande. Isso se refletiu nas escolhas dos jurados, que apontaram três obras que confirmam o excelente momento literário do Brasil”, acrescentou.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »