11/12/2018 às 12h02min - Atualizada em 11/12/2018 às 12h02min

Promotores detalham o passo a passo das investigações de abuso sexual contra João de Deus

Por Paula Resende, G1 GO
Divulgação
Os promotores de Justiça que integram a força-tarefa formada para investigar as denúncias de abusos sexuais que teriam sido cometidos pelo médium João de Deus afirmam que, no momento, o foco é colher os depoimentos das mulheres e dar suporte a elas. "É necessário a divulgação desta força-tarefa apra que as vítimas percam o temor, o sigilo desse depoimento será mantido, a vítima não será exposta e, se necessário, providenciamos segurança para elas", disse o promotor Luciano Miranda Meireles, que integra a operação.
As denúncias podem ser feitas pelo telefone do Ministério Público de Goiás - 3243-8000 - ou pelo e-mail criado exclusivamente para as denúncias: [email protected].
O advogado Alberto Toron, que defende o médium, afirmou que o cliente nega as acusações e que ele está à disposição da Justiça para esclarecimentos (veja íntegra do posicionamento da defesa no fim da reportagem).
O jornal "O Globo", a TV Globo e o G1 têm publicado nos últimos dias relatos de dezenas de mulheres que se sentiram abusadas sexualmente pelo médium. Não se trata de questionar os métodos de cura de João de Deus ou a fé de milhares de pessoas que o procuram.

Veja como se dará a força-tarefa:

  • Registrar as denúncias;
  • Agendar os depoimentos;
  • Reunir os depoimentos de Goiás com os de outros estados;
  • Embasar o procedimento investigatório criminal;
  • Intimar e interrogar João de Deus.
A força-tarefa foi iniciada na segunda-feira (10). O promotor Steve Gonçalves Vasconcelos, de Alexânia, está atuando em Abadiânia em substituição à titular da promotoria, Cristiane Marques, que está de férias, e ficará focado na investigação dos casos. Os demais integrantes da força-tarefa ficarão a cargo de colher depoimentos e entrar em contato com promotores de outros estados.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »