10/12/2018 às 16h00min - Atualizada em 10/12/2018 às 16h00min

Personal Organizer dá dicas para fazer tudo caber na mala de férias

Carol Rosa, colunista de Casa e Jardim, explica como escolher o que levar e dá dicas para organizar a mala. Uma viagem sem estresse!

revistacasaejardim.globo.com – Carol Rosa
Mala (Foto GettyImages)
Fim de ano chegando, Natal, Ano Novo, viagem, férias! Não sei vocês, mas eu adoro essa época do ano! Momento de agradecer tudo de bom que passou, renovar as energias e aproveitar aquele descanso merecido depois de muito trabalho e lindos projetos. Como eu fico superanimada para viajar, decidi escrever na coluna deste mês sobre organização de mala. Com alguns truques e cuidados, é possível, sim, levar tudo o que você precisa, sem perrengue para fechar a bagagem. E aí, vamos embarcar nessa?
 
O que levar?
Se vai aproveitar a praia ou mesmo chácaras e hotéis no interior, considere que ficará a maior parte do tempo de roupa de banho e chinelo… Pense nisso antes de entupir a mala de calças e sapatos de salto alto. Reserve espaço para peças mais elegantes apenas se houver possibilidade de ir a algum evento que exija um dress code específico. Do contrário, não exagere na montagem dos looks.
 
Agora, se você vai aproveitar para curtir o frio no exterior, a principal dica é: opte por um casaco pesado e quente, de cor neutra como preto, marrom ou off white. Assim, você poderá variar apenas a roupa de baixo (camisas, blusas e calças). As peças de inverno ocupam mais espaço e são mais pesadas. Por isso, seja ainda mais racional nas escolhas.
 
A mesma cautela vale para os sapatos: opte por pares básicos, confortáveis e que combinem com a estação. Assim você poderá usá-los mais de uma vez. Sem contar que evita carregar a sapateira inteira. Mesmo que seja o seu calçado favorito, acredite: você não vai usar uma sandália no inverno nova-iorquino, e dificilmente terá oportunidade de desfilar o seu scarpin na praia.
 
Como levar?
O erro mais comum que as pessoas cometem antes de viajar é tirar as peças do armário e já colocar direto dentro da mala. Antes de mais nada, separe tudo. Leve em conta quantos dias de viagem serão, quais roupas combinam entre si, etc. Na sequência, faça uma segunda triagem. Veja se não está exagerando na quantidade de alguma peça ou levando menos do que o necessário de outra. Com tudo separado, é hora de organizar a mala. Alguns truques ajudam a distribuir bem as roupas e não amassá-las muito durante a viagem.
 
Primeiro as calças: coloque-as esticadas no fundo. Não dobre ao meio. Parte das pernas deve ficar para fora da mala mesmo. Só depois de acomodar tudo na bagagem é que a calça será dobrada sobre as demais peças. A segunda etapa é colocar shorts e bermudas. Na sequência, é hora de acomodar os vestidos. Assim como as calças, deixe uma parte fora e só dobre sobre as demais peças quando for fechar a mala. Isso evita que eles amassem muito. Já as camisetas e blusas devem ser colocadas em cantos e espaços vazios.
 
As roupas íntimas devem ser levadas juntas em sacos ou em um bolso separado da mala. Para biquínis e maiôs, eu sempre aconselho usar sacos plásticos individuais, aqueles do tipo zip. Eles serão de grande utilidade, caso as peças ainda estejam molhadas na volta da viagem. Já os sapatos, o mais importante é proteger a sola do contato com a roupa. Vale usar sacos de TNT ou plásticos. Uma dica que eu adoro é usar aquelas toucas de banho descartáveis. São práticas e economizam espaço. Isso feito, acomode-os nos cantos vazios para aproveitar cada parte da mala.
 
Por último, é hora dos produtos de higiene pessoal, cosméticos, remédios e maquiagem. O ideal é deixar tudo junto dentro de um necessaire ou frasqueira. Mas atenção, opte por bolsas maleáveis no lugar das mais rígidas, elas ocupam menos espaço e são mais fáceis de encaixar num cantinho restante. Agora é fechar a mala e partir... Boa viagem! Um ótimo Ano Novo e nos vemos em 2019!
 

Carol Rosa - personal organizer (Foto: Divulgação)

Carol Rosa - personal organizer (Foto: Divulgação)


(FOTO Divulgação)
 
Carol Rosa é personal organizer certificada, que atua desde 2012 na área de organização, ministra cursos pelo Brasil e até pelos Estados Unidos. Acredita que organização e qualidade de vida caminham juntas. @carolrosaorganizer

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »