07/12/2018 às 13h18min - Atualizada em 07/12/2018 às 13h18min

Depois de 43 anos, Brasil pode ficar fora de uma Olimpíada no Salto

Gazeta Esportiva

Quase que uma unanimidade em todas as edições dos Jogos Olímpicos desde 1948, o hipismo brasileiro corre riscos de ficar fora de Tóquio 2020. Sem conseguir a classificação nos Jogos Equestres Mundiais, em setembro, o Time Brasil precisa garantir uma das 3 vagas olímpicas para países das Américas nos Jogos Pan-americanos 2019, em Lima (Peru), para garantir participação em solo japonês.

Desde os Jogos Olímpicos de Londres, em 1948, o Brasil já participou de 16 Olimpíadas na modalidade hípica do Salto. Desde então, só em Montreal, em 1976, não houve a participação de atletas brasileiros na categoria, já que na edição de 1980, em Moscou, houve um boicote.

As seis primeiras equipes dos Jogos Equestres Mundiais (EUA, Suécia, Alemanha, Suíça, Holanda e Austrália), já garantiram a vaga de seus países para a Olimpíada 2020. Nos Jogos Pan-americanos, entre 26 julho e 11 agosto de 2019, habilitam-se os Jogos de Tóquio as primeiras três equipes do Pan. Os Estados Unidos, pelo título no Mundial, podem carimbar o passaporte para a Olimpíadas caso subam ao pódio.

Em toda a história, o Brasil já participou de 12 edições do Pan-americano e conquistou 5 medalhas de Ouro e uma de Prata. Porém, na última edição da competição, em 2015, em Toronto, no Canadá, o time brasileiro ficou apenas com o quarto lugar.

Nos próximos sete meses, até o Pan-americano, a maior preocupação dos cavaleiros brasileiros será a classificação para as Olimpíadas de Tóquio. Muitos destes atletas vão estar reunidos até o dia 09, na Sociedade Hípica Paulista, no Concurso de Salto Nacional Top Riders.

É o caso do cavaleiro José Roberto Reynoso Fernandez Filho, líder do ranking brasileiro senior top 2018 e integrante do Time Brasil em Londres 2012; e do vice líder do ranking e atual vice-campeão brasileiro Senior Top, Stephan Barcha, integrante do Time Brasil na Rio 2016. Em 3º lugar no ranking brasileiro senior top 2018 encontra-se o brasiliense Luiz Felipe Pimenta Alves.

Curiosamente, José Roberto, Stephan e Luiz Felipe, ao lado Pedro Muylaert, em atividade na Europa, integraram o Time Brasil de Salto vice-campeão da seletiva pan-americana na Argentina, em 22 de novembro, carimbando o passaporte do país para Lima 2019.

Além da disputa, o evento promete emocionar o cavaleiro José Roberto Reynoso Fernandez Filho. No sábado, dia 08, acontece a inauguração da nova pista de areia da Sociedade Hípica Paulista, que vai receber o nome do cavaleiro José Roberto Reynoso Fernandez, o Alfinete, ilustre sócio da SHP e pai do cavaleiro José Roberto Reynoso Filho e da amazona Manoela Reynoso Gomes.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »