04/12/2018 às 10h59min - Atualizada em 04/12/2018 às 10h59min

5 dicas para ter uma excelente noite de sono

Será que, na hora de deitar, você está adotando cuidados que favorecem o sono? Confira algumas formas de dormir melhor

revistagalileu.globo.com – Camila Almeida com Giuliana de Toledo*
CONFIRA NOSSO PASSO A PASSO DE COMO TER UMA EXCELENTE NOITE DE SONO (FOTO: PIXABAY)
Fazer uma higiene dos hábitos é o primeiro passo para usufruir dos benefícios que só uma vida de noites bem dormidas pode trazer. Exige esforço, mas o resultado compensa.
 
1. Corpo
Evitar bebidas cafeinadas e alimentos pesados à noite é um bom começo. Mas é importante também manter uma rotina de alimentação saudável e exercícios, além de evitar agitação perto da hora de deitar.
 
2. Mente
Faça do quarto um lugar de descanso e autocuidado. Evite levar para lá discussões ou afazeres. Vá para a cama já com sono. Meditar antes de dormir ajuda a se desconectar dos problemas.
 
3. Rotina
Dê ritmo ao seu corpo. Tenha o hábito de dormir e acordar nos mesmos horários e durma sete ou oito horas todas as noites. Dormir bem só no fim de semana não recupera o sono acumulado.
 
4. Telas
É essencial desligar o celular, o computador e a televisão pelo menos 30 minutos antes de ir para a cama. As telas perturbam o organismo e impedem a produção natural de melatonina, que dá sono.
 
5. Saúde
Caso a higiene dos hábitos não funcione, vá ao médico para dar atenção extra à saúde mental ou a problemas como a apneia do sono, que paralisa a respiração à noite. Não ignore os sintomas.
 
*Colaborou com dicas para esta seção a médica Luciana Palombini, especialista em medicina do sono do Instituto do Sono.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »