04/12/2018 às 10h48min - Atualizada em 04/12/2018 às 10h48min

Aprenda a praticar o treino de corrida hiit: ideal para emagrecer e perder gordura

Rodrigo Sangion, personal trainer das celebridades e dono da academia Les Cinq Gym, em São Paulo, ensina o treino certo de corrida para o corpo do verão

revistaquem.globo.com
Rodrigo Sangion (Foto: Divulgação)
“Corro para poder comer o que eu quiser”. Provavelmente, você já deve conhecer alguém que tenha essa filosofia: fazer alguma atividade aeróbica para poder escapar da dieta e, mesmo assim, continuar magro. Se é que você mesmo não pense dessa forma. Infelizmente, a vida não é tão simples quanto parece. Quem come o que quer, pode engordar, mesmo correndo. Veja bem: em 30 minutos de corrida, a cerca de 10Km/h, a gente consegue incinerar, em média, umas 300 calorias. Isso equivale, aproximadamente, a três copos de suco de abacaxi natural, a duas latas de cerveja, a três brigadeiros (30g cada), a uma fatia de picanha, de bolo de fubá caseiro ou de uma pizza de mussarela. Ou seja, basta você comer uma simples fatia de bolo para repor as calorias que eliminou suando a camisa em meia hora de corrida. Portanto, se quiser comer à vontade qualquer coisa, vai ter que ter um treinamento muito próximo a de um maratonista. O que, convenhamos, não é tarefa simples.

 
Corrida  (Foto: Thinkstock)

Corrida (Foto: Thinkstock)



Quero mostrar com isso que, para você não se frustrar com o resultado da empreitada, quando se propõe a fazer alguma atividade aeróbica – e pode incluir aí também as aulas de bike indoor – é preciso saber o que você pode esperar dela. Se você tem o objetivo de emagrecer, além de fazer dieta, também ajuda correr alternando o ritmo, de modo que sua frequência cardíaca oscile, chegando a picos próximos ao seu limite máximo. Você já deve ter ouvido falar de HIIT, sigla em inglês de High Intensity Interval Training (treinamento intervalado de alta intensidade), certo? Essa oscilação nada mais é do que o conceito principal desse método de treinamento que, segundo os estudos afins, são responsáveis pela queima de um grande montante de gordura.

 
Corrida (Foto: Thinkstock)

Corrida (Foto: Thinkstock)



Essa é, portanto, a forma mais eficiente de correr, quando o objetivo é emagrecer ou, ao menos, manter o peso. A boa notícia é que, dessa forma, cerca de 20 ou 30 minutos de corrida são suficientes. O mesmo se aplica se você tem por objetivo definir o corpo – queimar a gordura para que a musculatura construída na musculação, por exemplo, apareça. Esse, aliás, é o grande objetivo de quem quer fazer bonito no verão nas praias e piscinas.
 
Correr de forma contínua por pelo menos uma hora, só vale mesmo se você curte o exercício ou costuma participar de provas. E, claro, esteja preocupado exclusivamente com sua saúde, pois correndo dessa forma, seu coração só tem a agradecer. Afinal, ele fica cada vez mais forte quando é desafiado a trabalhar intensamente por um longo período. Sem contar aquela sensação de bem-estar que toma conta de sua alma depois que você corre longas distâncias, por conta da liberação de endorfinas. Agora, se além de gostar de correr, você também quer manter a massa muscular do projeto verão, melhor optar pelo HIIT. Em outras palavras, correr menos tempo em um ritmo mais forte. Desse jeito, é menor o risco de você incinerar no pacote, o montante de proteína e carboidrato, adquirido na dieta e responsável pela construção dos músculos. Resumindo, antes de se entregar àquela corridinha básica, tão em moda, veja se ela vai de encontro aos seus planos.
 

Corrida (Foto: Thinkstock)

Corrida (Foto: Thinkstock)


 
Rodrigo Sangion (Foto: Divulgação)

Rodrigo Sangion (Foto: Divulgação)


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »