20/11/2018 às 13h50min - Atualizada em 20/11/2018 às 13h50min

PF cumpre 31 mandados de prisão em operação contra chefes de facções criminosas.

Ação, deflagrada nesta quarta-feira (20) em sete estados, foi batizada de 'Pregadura'. Também foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão.

G1 Paraná

A Polícia Federal (PF) cumpriu, na manhã desta terça-feira (20), 10 mandados de busca e apreensão e 31 mandados de prisão preventiva de uma operação contra uma facção criminosa que atua dentro e fora de estabelecimentos prisionais no país.

As ordens judiciais foram cumpridas no Paraná e em outros seis estados. Segundo a PF, o objetivo da operação, batizada de "Pregadura", é reprimir crimes cometidos por indivíduos que ocupam posições de liderança.
 

Os mandados foram cumpridos nos seguintes estados:

  • Paraná: Londrina, Cambará, Curitiba, Araucária, São José dos Pinhais e Piraquara;
  • Rondônia: Porto Velho;
  • Rio Grande do Norte: Mossoró;
  • Roraima: Boa Vista;
  • Minas Gerais: Uberaba;
  • Mato Grosso do Sul: Dourados e Campo Grande;
  • São Paulo: Presidente Bernardes, Presidente Venceslau, Lins, Mairiporã, Ubatuba e São Paulo.

Ainda conforme a polícia, o grupo identificado era responsável por comandar as ações da facção em todos os estados do país, autorizando o ataque a agentes públicos, crimes de tortura, rebeliões e compra e venda de armas de fogo para a prática de crimes.

As decisões partiam, normalmente, de dentro da Penitenciária Estadual de Piraquara, na Região de Curitiba, e eram difundidas através de uso de telefones celulares e aplicativos de comunicação.

Nas unidades prisionais em que as ordens não entravam com uso destes meios de comunicação, conforme a PF, eram utilizados bilhetes encaminhados por meio de visitantes.

O nome da operação policial faz referência a jogada de xadrez que tem por objetivo impedir a movimentação de peças do adversário em uma partida.

Os investigados devem responder por pelos crimes de organização criminosa, associação para o tráfico de drogas e o comércio ilegal de drogas, tráfico de armas, tortura e homicídios.

Os ordens judicias foram deferidas pela Vara Criminal de Piraquara, na Região de Curitiba.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »