13/11/2018 às 11h01min - Atualizada em 13/11/2018 às 11h01min

Operação contra desmatamento da Mata Atlântica no Paraná aplica R$ 4,45 milhões em multas.

Cooperativa de Guarapuava, na região central do estado, foi autuada por comprar e vender soja plantada em área embargada pelo Ibama. Operação durou duas semanas.

G1 Paraná

Durante duas semanas de operação contra o desmatamento da Mata Atlântica no Paraná, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) aplicou R$ 4,45 milhões de multas.

O dado foi divulgado na segunda-feira (12).

Neste período, foram apreendidos três tratores, um caminhão, uma motosserra e 61,83 m³ de toras da espécie ameaçada de extinção Araucaria angustifolia.

Os equipamentos e a madeira estão sob responsabilidade das prefeituras de Palmas e Gurapuava, na região sul e central do Paraná.

Uma das multas foi aplicada para uma cooperativa que, segundo o Ibama, foi autuada por comprar e vender 1,18 mil tonelada de soja produzida em área que havia sido embargada por desmatamento ilegal.

Segundo o Ibama, é de responsabilidade das empresas e cooperativas identificar a origem dos produtos adquiridos.

Existe uma lista pública on-line na qual é possível verificar os embargos ambientais, ou seja, áreas proibidas para plantação.

Além desta irregularidade, a operação – desencadeada em parceria com o Ministério Público do Paraná – identificou ainda desmatamento de vegetação nativa, drenagem de áreas úmidas, armazenamento e transporte irregular de madeira.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »