20/07/2017 às 14h41min - Atualizada em 20/07/2017 às 14h41min

Conferência Municipal de Saúde discute direitos e deveres da população

O evento que aconteceu na Casa da Cultura “Diva Vogas dos Santos” teve como objetivo a avaliação discussão e elaboração de propostas relacionadas aos avanços no atendimento da atenção básica e hospitalar

José Ricardo Lima
Divulgação
Sob o tema “saúde coletiva: direitos e deveres do cidadão”, o conselho municipal de saúde juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde promoveram na última terça-feira (18) sua XII Conferência Municipal de Saúde. O evento que aconteceu na Casa da Cultura “Diva Vogas dos Santos” teve como objetivo a avaliação discussão e elaboração de propostas relacionadas aos avanços no atendimento da atenção básica e hospitalar.  A solenidade de abertura contou com a participação de autoridades o executivo, direção da 18ª Regional de Saúde, gestores, prestadores de serviço e usuários do sistema municipal de saúde.
Durante discurso de abertura o chefe do executivo destacou as melhorias alcançadas na rede de atenção básica e hospitalar, “Quanto iniciamos nosso trabalho não imaginávamos que em um período curto conseguiríamos avançar tanto na melhoria e principalmente na humanização do atendimento da saúde. Melhoras que vão desde a estrutura nas unidades básicas, hospital e transporte de pacientes.”, destacou Jorge Rodrigues Nunes. Também esteve presente o diretor do Hospital com Maternidade Santa Alice, que destacou de maneira específica, os avanços na oferta do atendimento hospitalar, “Quanto iniciamos o atendimento era básica com clínica geral, hoje contamos com oferta de atendimento em onze tipos de especialidades e atendemos não só Santa Mariana, mas diversos municípios da região.”, destacou Dr. Glauber Garbin.
 A Diretora da 18ª Regional de Saúde esteve presente durante abertura e destacou a visibilidade positiva que o município de Santa Mariana tem na região norte pioneira, “Santa Mariana tem sido referência para muitos outros municípios da região e tem auxiliado no atendimento à população de outras localidades, para nós é uma grande satisfação poder contar com a gestão de saúde que hoje tem Santa Mariana na nossa regional.”, afirma Fabiana Olchaneski.
 Antes da palestra magna a secretária municipal de saúde de Santa Mariana prestou contas aos presentes quanto às propostas e reivindicações apresentadas na última conferência, realizada em 2015, “É com grande satisfação que hoje eu digo para vocês que dentre as propostas apresentadas no nosso último encontro oitenta por cento foram cumpridas.”, afirmou Fátima Bergamini.
 A palestra foi ministrada pela Assessora do Controle Social da 17ª Regional de Saúde – Joelma Aparecida de Souza e contou com o apoio do representante do Ministério da Saúde – Tenório de Lima e da Conselheira Estadual de Saúde – Rosalina Batista que versaram sobre o tema “Saúde Coletiva: Direitos e Deveres do Cidadão”, destacando a atuação do Conselho Municipal nas ações de saúde.
 Após a discussão  do tema, elaboração e apresentação das novas propostas, foram indicados os novos membros do Conselho Municipal de Saúde em concordância com o Regulamento da XII Conferência Municipal de Saúde. "Em nome do município de Santa Mariana gostaria de agradecer mais uma vez aos profissionais de saúde, clubes de serviço e demais convidados que se fizeram presentes e também a equipe da 17.ª Regional de Saúde de Londrina e do Conselho Estadual pela contribuição durante o evento, alcançamos o nosso objetivo", encerrou a secretária de saúde.

  
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »