20/07/2017 às 13h55min - Atualizada em 20/07/2017 às 13h55min

Pernas perfeitas: especialistas indicam exercícios físicos, tratamentos estéticos e mais cuidados

Consultamos profissionais como personal trainer, esteticista e dermatologistas para saber como conquistar pernas definidas e bem cuidadas

revistamarieclaire.globo.com
O desejo de muitas mulheres é conquistar pernas tonificadas, hidratadas e livre de incômodos como celulites e pelos encravados. No verão, a preocupação é ainda maior, já que se usa mais vestido, saia e peças de beachwear que deixam as pernas em evidências. Por isso, consultamos vários especialistas que indicam exercícios físicos, tratamentos estéticos e cuidados essenciais para esta parte do corpo. Tome note já e conquiste pernas perfeitas para o verão!
 
EXERCÍCIOS FÍSICOS
Rodrigo Sangion, personal trainer e proprietário da academia Les Cinq Gym, em São Paulo, garante que o agachamento é o exercício mais completo da sala de musculação para as pernas. "Trabalha quadríceps, posterior de coxas e também glúteo - é inclusive um dos exercícios mais eficazes para glúteo", explica. Entre suas sugestões estão o agachamento comum, o agachamento com barra livre e o agachamento sumo (foto abaixo à esquerda), que pode ser feito com ou sem step. "Cada perna fica posicionada num step e você faz o agachamento segurando um peso na frente. É bom porque trabalha bastante interno e posterior de coxas."
 

 
Sangion indica também o step up (fotos abaixo), em que você posiciona uma perna numa plataforma, agacha com a outra e depois sobe. "Outro que eu gosto é o avanço andando (foto acima à direita), em que você pisa uma perna na frente, agacha e repete andando. O fato de fazer andando gera um gasto calórico maior." Para a panturrilha, a flexão plantar é o mais indiciado. "Você faz em pé, subindo e descendo na ponta do pé."
 

 
De exercício aeróbico, ele indica a escada. "Além de fortalecer posterior de coxas e glúteos, gera um gasto calórico muito grande. Mas caso a pessoa tenha problema de joelho, indico o transport que tem menos impacto."
 
Mas se você prefere fazer aulas, o personal trainer diz que o ballet fitness é muito bom para trabalhar pernas e glúteos, assim como o muay thai, que virou uma febre entre as mulheres. "O chute gera um estímulo no músculo que causa uma tonificação maior na musculatura dos membros inferiores." A Les Cinq Gym tem uma aula exclusiva que chama QZone, em que a pessoa faz exercícios em vários estanões: esteira, remo, caixa de salto, step etc, unindo trabalho muscular e aeróbico para as pernas - e para o corpo todo! Devido a alta intensidade, a aula proporciona alto gasto calórico. Em média, são queimadas de 1200 a 1400 calorias numa sessão e o gasto calórico continua até 36 horas depois.
 
TRATAMENTOS ESTÉTICOS
LEG SLIM 360º
A esteticista Flavia Medeiros, criadora do método Magic Touch Detox, criou o Leg Slim 360º, um tratamento com 100% de foco nas necessidades das pernas que já caiu no gosto de Sabrina Sato e Vera Viel. "A técnica é a junção de ativos cosméticos revolucionários que drenam o líquido excedente, melhoram a circulação das pernas e facilitam a comunicação celular, além da máquina Leg Slim e a radiofrequência", explica.
 
A profissional diz que o tratamento não é igual para todas. "Cada mulher, após uma minuciosa consulta, recebe a programação do seu Leg Slim 360º, que trata em uma única sessão celulite, gordura de culote e joelhos, flacidez e melhora do contorno das pernas em 360º." Flavia indica fazer o Leg Slim 360º no máximo duas vezez por semana. "Em uma única sessão já é possível perceber os resultados, porém são indicados ao todo 10 sessões."
 
LEGACY
Sucesso na clínica da Dra. Cristiane Coelho entre modelos como Isabeli Fontana, Fernanda Motta e Renata Kuerten, o Legacy é um aparelho de última geração que trata áreas com gordura localizada resistente, flacidez e celulite, incluindo as pernas.
 
Andressa Kilsa, fisioterapeuta da clínica, explica que a tecnologia causa um aquecimento dos tecidos que promove uma reação térmica. "Isso gera uma regeneração dos tecidos, um aumento da circulação sanguínea do local e a ativação da produção de fibroblastos. O resultado é uma pele mais firme, lisa e uma notável redução de medidas." O bom é que o Legacy não é invasivo, é indolor e a sensação se assemelha a uma agradável massagem, segundo a especialista. A sessão dura 30 minutos, deve ser feita uma vez por semana e o indicado são 6 sessões. "Mas, dependendo do tipo de corpo e paciente, é possível sentir diferença já na terceira sessão."
 
CUIDADOS ESSENCIAIS
DEPILAÇÃO
O tipo de depilação mais indicado para as pernas vai depender de pele e da quantidade de pelos de cada mulher, segundo Damiê De Villa, dermatologista do Kurotel - Centro Médico e Spa de Longevidade de Gramado (RS). "Quem tem pelos finos e pouco quantidade, a depilação com lâmina pode ser a mais indicada. Já se a pele não for muito sensível, a cera pode ser uma boa opção. Para quem quer ficar sempre sem pelos, a depilação permanente a laser/luz intensa pulsada é ideal. É importante consultar com um dermatologista antes de fazê-la e realizá-la com um profissional habilitado", explica. A remoção de pelos a laser é inclusive uma boa opção para quem sofre com pelos encravados.
 
HIDRATAÇAO
Para ter uma pele lisinha não basta só fazer depilação, a hidratação também é fundamental para deixá-la macia. O dermatologista diz que é importante hidratar todos os dias, principalmente em dias frios e secos. Por isso, abuse de hidrantes e e óleos! Aproveite também para fazer uma massagem em casa ao usar o produto. "A estimulação da pele ativa a circulação e ajuda a diminuir o edema (inchaço) no local."
 
Sobre os cremes redutores de medida e celulite, o especialista diz que geralmente esses produtos contêm ativos termogênicos que auxiliam no aumento do gasto energético localmente. "Eles podem ser colaborar no tratamento, mas sozinhos não têm o efeito esperado."

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »